AS MONOGRAFIAS DA ESCOLA DE EDUCAÇÃO FÍSICA DO ESPÍRITO SANTO: CIRCULAÇÃO E PRODUÇÃO DE SABERES (1932-1939)
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.70135Palavras-chave:
Educação Física. Método Francês. Monografia.Resumo
Analisa o processo de elaboração de monografias na Escola de Educação Física do Espírito Santo para compreender a formação de professores, a circulação de saberes e sua materialização como dispositivo de controle dos conhecimentos incorporados. Utiliza como fontes os documentos presentes no Arquivo Permanente do Centro de Educação Física e Desportos da Universidade Federal do Espírito Santo, entre os anos de 1932 e 1939. Usa como referencial teórico e metodológico os conceitos de lutas de representações e circulação e o modelo do paradigma indiciário. Os indícios nos permitem compreender que as monografias eram um dispositivo que reforçava a utilização do Método Francês. Os alunos usaram os recursos disponíveis na escola, como livros e periódicos, para sua elaboração. Os temas presentes nos trabalhos referiam-se aos saberes apresentados para a formação dos professores e à forma como o Método Francês foi utilizado no Estado.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
