ENVIRONMENTAL ISSUES IN SCHOOL PHYSICAL EDUCATION: PERSPECTIVES TOWARDS ADAPTATION AND TRANSFORMATION

Authors

  • Luiz Sanches Neto Unesp - Universidade Estadual Paulista - Rio Claro
  • Willian Lazaretti da Conceição Doutorando em Educação - Unicamp Professor na Universidade do Estado da Bahia - Departamento de Educação - Campus XII
  • Tiemi Okimura-Kerr Centro Universitário Sant'Anna. Rede Estadual de Educação SP
  • Luciana Venâncio Universidade Estadual Paulista - Presidente Prudente Rede Municipal de Educação de São Paulo
  • Audrei Juliana Zeferino Vogel Universidade Federal do Espírito Santo - UFES
  • André Luiz França Universidade Cidade de São Paulo - UNICID Rede Municipal de Educação de São Paulo
  • Luciano Nascimento Corsino Rede Municipal de Educação de São Paulo
  • Jéssica Camila Ramos Rodrigues Rede Estadual de Educação de São Paulo
  • Tatiana Pereira de Freitas Centro Universitário Nove de Julho-Uninove Rede Estadual de Educação de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.41079

Keywords:

Curriculum. Physical Education. Socioeconomic Environment. Cultural Characteristics.

Abstract

This investigation addresses the possibility of teaching themes related to environmental issues in Physical Education. We identified and classified such issues as: administrative and economic, aesthetic and philosophical, virtual, historical and geographical, sociological and political, physical and natural. Then, we discussed how the specific dynamics of culture, movement, and environment raises certain questions about each theme’s relevance and its repercussions on teachers’ professionalism. We believe that in the context of the daily intervention there are perspectives for both adaptation and transformation that might be further developed during classes in collaboration with the students.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Luiz Sanches Neto, Unesp - Universidade Estadual Paulista - Rio Claro

Bacharel e Licenciado em Educação Física (USP); Mestre em Educação Física Escolar e Doutorando em Formação Profisisonal no Campo de Trabalho da Educação Física (Unesp); Membro do International Study Association on Teachers and Teaching (ISATT) e da American Educational Research Association (AERA).

Bolsista FAPESP (2013-2014). Pesquisador Visitante na Université de Montréal, Québec, Canadá (2013-2014)

Willian Lazaretti da Conceição, Doutorando em Educação - Unicamp Professor na Universidade do Estado da Bahia - Departamento de Educação - Campus XII

Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pelo Centro Universitário Metropolitano de São Paulo-UNIFIG (05/07), Especialização em Educação Física escolar (08/10) e Mestrado em Educação pela Universidade Federal de São Carlos-UFSCar (10/12) e Doutorando em Educação pela UNICAMP(13/16). Participa do Grupo Autônomo de Estudo em Educação Física escolar - Professores Pesquisadores- , do grupo de pesquisa em Práticas Sociais e Processos Educativos (UFSCar) e do Laboratório de Estudos sobre Violência, Imaginário e Juventude - Violar (Unicamp) realizando estudos na área de Educação para adolescentes em privação de liberdade. Associado ao International Study Association on Teachers and Teaching (ISATT), ao Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE) e a Associação Brasileira de História Oral (ABHO).

Tiemi Okimura-Kerr, Centro Universitário Sant'Anna. Rede Estadual de Educação SP

Possui bacharelado e licenciatura em Educação Física (1998 e 1999) e mestrado em Pedagogia do Movimento Humano (2005) pela Universidade de São Paulo. É professora do ensino médio naRede Estadual de Educação de São Paulo e no ensino superior no Centro Universitário Unisant'anna. É educadora on line do curso EAD de especialização em Educação Física pela REdefor-Unicamp e foi tutora no curso semi-presencial de Pedadogia pela Unesp. Tem experiência nos diferentes ciclos da educação básica, avaliação física em academia e educação física para idosos. Atualmente pesquisa a educação física escolar e é integrante do grupo de professores pesquisadores.

Bolsista FAPESP (2011-2014). Professora da Rede Municipal de Educação de São Paulo.

Luciana Venâncio, Universidade Estadual Paulista - Presidente Prudente Rede Municipal de Educação de São Paulo

Doutoranda em Educação na Unesp-Presidente Prudente; Bolsista Doutorado FAPESP; Licenciatura em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista/Unesp-Rio Claro, Especialização em Educação Física Escolar/FEF-Unicamp, Mestrado em Educação Física Escolar/Unesp-Rio Claro. Professora Convidada/Palestrante em cursos de Pós-Graduação (Lato Sensu) em Educação Física Escolar, Ensino Superior. Professora efetiva de Educação Física na Rede de Educação Básica do Município de São Paulo.

Audrei Juliana Zeferino Vogel, Universidade Federal do Espírito Santo - UFES

Possui Licenciatura pela Universidade de Santo Amaro (2005). Atualmente é Tutora à distância do Curso de Licenciatura em Educação Física, do Programa de Formação Inicial PRÓ-LICENCIATURA , da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) . Tem experiência na Educação Básica do Estado de São Paulo e Espírito Santo e em programas educacionais em ONGs. Concentra sua área de interesse, estudo e de pesquisa sobre temáticas relacionadas à Escola, Educação Física, formação docente e a construção identitária.

André Luiz França, Universidade Cidade de São Paulo - UNICID Rede Municipal de Educação de São Paulo

Graduação em Educação Física pela Universidade Cidade de São Paulo (2006). Professor efetivo da Rede Municipal de Educação de São Paulo e da Rede Sesi de ensino.

Luciano Nascimento Corsino, Rede Municipal de Educação de São Paulo

Possui graduação em Licenciatura Plena em Educação Física pelo Centro Universitário Metropolitano de São Paulo - UNIMESP-FIG, especialização em Educação para as Relações Étnico-Raciais pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar e mestrado em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP - campus Guarulhos. É autor do livro O Professor diante das relações de gênero na Educação Física Escolar (Cortez, 2012). Participa do Grupo Autônomo de Estudos em Educação Física Escolar Professores Pesquisadores, do Grupo de Estudos e Pesquisas em Educação, Comunicação e Feminismo - UFJF e do Grupo de Pesquisa Corpo e Educação - UNICAMP

Jéssica Camila Ramos Rodrigues, Rede Estadual de Educação de São Paulo

Possui graduação pela Unicastelo (2006) e especialização Pedagogia do Esporte Escolar pela Universidade Estadual de Campinas (2008) . Atualmente é Professora Titular na Rede Estadual de Educação de São Paulo.

Tatiana Pereira de Freitas, Centro Universitário Nove de Julho-Uninove Rede Estadual de Educação de São Paulo

Possui Mestrado em Educação, pela PUC-SP e Especialização em Educação Física Escolar pela FMU. Licenciada em Educação Física pela Universidade de Santo Amaro (2005). Atualmente é professora de Educação Física - Universidade Nove de Julho - UNINOVE, EE João Batista de Brito.

Published

2013-08-26

How to Cite

SANCHES NETO, L.; CONCEIÇÃO, W. L. da; OKIMURA-KERR, T.; VENÂNCIO, L.; VOGEL, A. J. Z.; FRANÇA, A. L.; CORSINO, L. N.; RODRIGUES, J. C. R.; FREITAS, T. P. de. ENVIRONMENTAL ISSUES IN SCHOOL PHYSICAL EDUCATION: PERSPECTIVES TOWARDS ADAPTATION AND TRANSFORMATION. Movimento, [S. l.], v. 19, n. 4, p. 309–330, 2013. DOI: 10.22456/1982-8918.41079. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/41079. Acesso em: 24 jun. 2025.

Issue

Section

Essays