A REORIENTAÇÃO DA AÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA SOB A PERSPECTIVA DA INCLUSÃO: A PESQUISA-AÇÃO COMO CAMINHO

Autores

  • Gisele Cristina de Souza SEMESPI/Secretaria Municipal de Educação - Itajaí/SC
  • Santiago Pich Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.35851

Palavras-chave:

Educação Física escolar. Inclusão. Prática Pedagógica. Pesquisa-ação.

Resumo

O artigo aborda a inclusão escolar na Educação Física, sob o referencial teórico do estigma da pessoa com deficiência. O objetivo foi orientar o processo de reconstrução das práticas pedagógicas do professor na implantação da Educação Física inclusiva. Adotamos a abordagem qualitativa com proposta de trabalho na pesquisa-ação, sendo que, a análise de conteúdo resultou em três categorias: o legado da formação inicial e continuada sobre a inclusão; o rendimento esportivo e o desenvolvimento motor “normal”, e, o sistema de avaliação do componente curricular Educação Física e as reorientações da prática pedagógica.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gisele Cristina de Souza, SEMESPI/Secretaria Municipal de Educação - Itajaí/SC

Fisioterapeuta e Mestre em Saúde e Gestão do Trabalho pela UNIVALI-SC.

Santiago Pich, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

graduação em Educação Física pelo Instituto Del Profesorado En Educación Física (1996) e mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (1999). Realizou seu doutoramento no Programa de Pós-Graduação Intersiciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente é professsor em tempo integral da Universidade Federal de Santa Catarina, e membro do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte.

Downloads

Publicado

2013-04-24

Como Citar

SOUZA, Gisele Cristina de; PICH, Santiago. A REORIENTAÇÃO DA AÇÃO PEDAGÓGICA NA EDUCAÇÃO FÍSICA SOB A PERSPECTIVA DA INCLUSÃO: A PESQUISA-AÇÃO COMO CAMINHO. Movimento, [S. l.], v. 19, n. 3, p. 149–169, 2013. DOI: 10.22456/1982-8918.35851. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/35851. Acesso em: 28 ago. 2025.

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos Semelhantes

1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12 13 14 15 16 17 18 19 20 21 22 23 24 25 26 27 28 29 30 31 32 33 34 35 36 37 38 39 40 41 42 43 44 45 46 47 48 49 50 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.