A exclusão nas aulas de educação física: fatores associados com participação de alunos com deficiência

Autores

  • Maria Luíza Tanure Alves Departamento de Atividade Física Adaptada- Faculdade de educação Física - UNICAMP
  • Edison Duarte Departamento de Atividade Física Adaptada- Faculdade de educação Física - UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.32043

Palavras-chave:

Educación Física. Ninõ con discapacidad. Equidad

Resumo

O estudo tem como objetivo analisar os fatores relacionados com a exclusão do aluno com deficiência nas aulas de educação física. O estudo contou com a participação de três estudantes (entre 12 e 21 anos) com deficiência visual ou física. Foram utilizados a entrevista semi-estruturada e anotações de campo como instrumentos de medida. As entrevistas seguiram roteiro pré-estruturado com questões relativas à percepção subjetiva de exclusão para o aluno com deficiência. Para estes, a exclusão está associada com a falta de adaptação nas aulas, isolamento social e sentimento de inferioridade. Estes três fatores se apresentam de forma associada e conjunta.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Maria Luíza Tanure Alves, Departamento de Atividade Física Adaptada- Faculdade de educação Física - UNICAMP

Doutoranda em Atividade Física Adaptada na Faculdade de Educação Física - UNICAMP

Edison Duarte, Departamento de Atividade Física Adaptada- Faculdade de educação Física - UNICAMP

Professor e pesquisador

Downloads

Publicado

2012-12-01

Como Citar

TANURE ALVES, M. L.; DUARTE, E. A exclusão nas aulas de educação física: fatores associados com participação de alunos com deficiência. Movimento, [S. l.], v. 19, n. 1, p. 117–137, 2012. DOI: 10.22456/1982-8918.32043. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/32043. Acesso em: 5 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais