REPRESENTAÇÕES DE ADOLESCENTES FEMININAS SOBRE OS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO UTILIZADOS PARA A PARTICIPAÇÃO EM AULAS MISTAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA

Autores

  • Catia Pereira Duarte Colégio de Aplicação João XXIII
  • Ludmila Mourão Universidade Gama Filho

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.2924

Palavras-chave:

Adolescentes. Identidade de Gênero. Educação Física. Educação primária e secundária

Resumo

O presente estudo observa que as oportunidades desiguais no cotidiano da educação física escolar apontam para corporeidades generificadas que se referenciam na excelência da habilidade técnica dos movimentos, normalmente conseguida pelos meninos. Dessa forma, tornase relevante investigar as representações de escolares do 4º Ciclo sobre os critérios de seleção utilizados para sua participação em aulas mistas. Através de uma perspectiva etnográfica, analisamos o discurso de doze adolescentes e observamos oitenta aulas em quatro Escolas Públicas Municipais do Rio de Janeiro. Verificamos que os critérios de seleção são definidos pela habilidade e técnica dos gestos esportivos e que os professores utilizam como referência desses gestos o padrão da habilidade masculina. Como as meninas, na sua maioria, não alcançam este perfil técnico, elas se mantêm excluídas das aulas mistas, mesmo quando o professor tem a preocupação de criar oportunidades iguais de participação.

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Biografia do Autor

Catia Pereira Duarte, Colégio de Aplicação João XXIII

Professora do Colégio de Aplicação João XXIII, com Mestrado em Educação Física e Cultura pela Universidade Gama Filho. E-mail: catiapduarte@ig.com.br

Ludmila Mourão, Universidade Gama Filho

Professora do Curso de Graduação e Pós-graduação Stricto-Sensu da Universidade Gama Filho. E-mail: ludmila.mourão@terra.com.br

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Publicado

2007-12-29

Como Citar

DUARTE, C. P.; MOURÃO, L. REPRESENTAÇÕES DE ADOLESCENTES FEMININAS SOBRE OS CRITÉRIOS DE SELEÇÃO UTILIZADOS PARA A PARTICIPAÇÃO EM AULAS MISTAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA. Movimento, [S. l.], v. 13, n. 1, p. 37–56, 2007. DOI: 10.22456/1982-8918.2924. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/2924. Acesso em: 26 jun. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais