A TÉCNICA ESPORTIVA EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM OLHAR SOBRE AS TENDÊNCIAS SÓCIO-CULTURAIS

Autores

  • Heitor de Andrade Rodrigues UNESP-Rio Claro
  • Suraya Cristina Darido UNESP- Campus Rio Claro

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.2549

Palavras-chave:

Ensino. Educação Física e treinamento. Características culturais.

Resumo

O ensino da técnica esportiva em aulas de Educação Física é assunto bastante polêmico. É preciso destacar que nos chama a atenção o mal-entendido de que tratar o esporte de forma crítica seria o mesmo que ser contra o ensino da técnica. Diversos fatores contribuíram na configuração dessa realidade, dentre eles suspeitamos da incompreensão das propostas elaboradas no âmbito das tendências sócio-culturais. Assim, o objetivo desse trabalho foi investigar a concepção de técnica esportiva no ensino da Educação Física, no âmbito das tendências sócio-culturais. Ao longo do texto, é possível identificar novas finalidades quanto ao ensino das técnicas esportivas, como a preocupação com os interesses dos alunos que se movimentam, consideração do repertório cultural desses alunos, além de propor que as aulas não se restrinjam à realização desses movimentos, mas também incluam o conhecimento do universo social, político, econômico e cultural das manifestações esportivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Heitor de Andrade Rodrigues, UNESP-Rio Claro

Mestrando na área de Pedagogia da Motricidade Humana, professor/técnico de basquetebol na Prefeitura Municipal de Rio Claro.

Suraya Cristina Darido, UNESP- Campus Rio Claro

Doutora em Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano. Livre Docente pelo Departamento de Educação Física UNESP Rio Claro, SP, Brasil. E-mail: surayacd@rc.unesp.br

Publicado

2008-09-04

Como Citar

RODRIGUES, H. de A.; DARIDO, S. C. A TÉCNICA ESPORTIVA EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM OLHAR SOBRE AS TENDÊNCIAS SÓCIO-CULTURAIS. Movimento, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 137–154, 2008. DOI: 10.22456/1982-8918.2549. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/2549. Acesso em: 1 out. 2022.

Edição

Seção

Ensaios