HISTÓRIAS DE VIDA E EXPERIÊNCIAS DOCENTES NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LICENCIANDOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA - MODALIDADE EAD

Autores

  • André Marsiglia Quaranta Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (SEED/SE).
  • Giovani De Lorenzi Pires Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.23488

Palavras-chave:

Formação de Professores a Distância. Formação de Professores em Educação Física. Estágio Supervisionado. Cultura Escolar.

Resumo

A partir de estudo de múltiplos casos, objetivamos investigar aspecto específico da formação de professores de Educação Física na modalidade a distância (EAD), que se refere ao estudo das histórias de vida na/com a Educação Física no ensino básico e as experiências docentes no primeiro estágio supervisionado de quatro acadêmicos do polo de apoio presencial de Piritiba/BA, do curso de licenciatura oferecido pela Universidade de Brasília/Universidade Aberta do Brasil. Compreendendo que na modalidade EAD a relação com o conhecimento se dá majoritariamente mediada pelas tecnologias digitais, interessou refletir como se deu e foi interpretada essa inserção inicial dos estagiários, como professores em formação, no âmbito da cultura escolar, num campo cuja especificidade são as práticas corporais. Pode-se perceber que as histórias de vida influenciam em boa medida na escolha das estratégias didáticas dos estagiários, assim como na forma como eles interpretam suas experiências docentes no estágio supervisionado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

André Marsiglia Quaranta, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC); Secretaria de Estado da Educação de Sergipe (SEED/SE).

Mestre em Educação Física (Área de Concentração: Teoria e Prática Pedagógica em Educação Física) pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física do Centro de Desportos (CDS) na Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) em 2011. Licenciado em Educação Física (2005) e Especialista em Educação Física Para a Educação Básica (2008) pela Universidade Federal de Sergipe. Professor da Rede Pública de ensino do Estado de Sergipe (SEED/SE) desde 2006.

Giovani De Lorenzi Pires, Universidade Federal de Santa Catarina

Licenciado em Educação Física (UFSM,1978), mestre em Ciência do Movimento Humano (UFSM,1990) e doutor em Educação Física/Ciências do Esporte (UNICAMP, 2001). É professor associado do Departamento de Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina, docente e orientador credenciado no PPGEF/UFSC. Tem experiência nos seguintes campos: Midia-Educação Física, esporte e lazer, escola e formação de professores de Educação Física. Co-editor da revista Motrivivência e coordenador do LaboMídia - Laboratório e Observatório da Mídia Esportiva/UFSC

Downloads

Publicado

2013-03-15

Como Citar

QUARANTA, A. M.; PIRES, G. D. L. HISTÓRIAS DE VIDA E EXPERIÊNCIAS DOCENTES NO ESTÁGIO SUPERVISIONADO DE LICENCIANDOS EM EDUCAÇÃO FÍSICA - MODALIDADE EAD. Movimento, [S. l.], v. 19, n. 2, p. 185–205, 2013. DOI: 10.22456/1982-8918.23488. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/23488. Acesso em: 2 dez. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais