AULA DE EDUCAÇÃO FÍSICA NÃO É LUGAR DE ESTUDAR O CORPO!?
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.19868Palavras-chave:
Corpo. Conhecimento. Educação Física EscolarResumo
Este texto discute a compreensão de estudantes de Ensino Médio acerca das relações entre estudar o corpo e a educação física escolar. O estudo utilizou observações, entrevistas semi-estruturadas, diálogos e diário de campo como instrumentos para coleta de informações. Os resultados apontam que há uma dissociação entre educação física na escola e os estudos sobre o corpo. Estudar o corpo é relacionado às disciplinas de biologia e ciências e a intervenções de profissionais da saúde na escola. Há uma perspectiva biomédica, individualista e hierárquica em relação aos saberes do corpo, que é compreendido a partir de uma perspectiva anistórica, descontextualizada, disciplinar e fragmentada. Problematiza a ideia de que estudar o corpo está diretamente relacionado a aprender cuidados que o tornam saudável, relacionado muito mais às ciências da saúde do que à pedagogia.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
