A ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA E O CAMPO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ESTADO SUL-RIO-GRANDENSE: AS ORIGENS DA FORMAÇÃO ESPECIALIZADA (1869-1929)
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.18216Palavras-chave:
História, Educação Física, Formação de Professores.Resumo
A fundação da ESEF esta inserida em um processo social, no qual a sociedade sul-rio-grandense foi mobilizada para o alcance de finalidades que, antes mesmo de corresponderem a suas particularidades sociais, remetiam-se à consolidação de um novo Brasil, país que então emergia enquanto organização política republicana. Assim, em nosso entendimento, qualquer tentativa de distinguir a ESEF enquanto primeira instituição de ensino a formar professores em nível superior no Estado, passa, necessariamente, pelo conhecimento dos esforços de sistematização desta prática formativa, que antecederam a sua chegada ao campo. De tal modo, o objetivo central do estudo foi o de compreender como ocorreu a formação de professores de Educação Física no período anterior a institucionalização da ESEF. Para tanto, o reconhecimento e a validade de novas versões sobre nosso objeto de estudo, bem como a utilização de fontes que anunciem procedências e naturezas diversas são elementos que compõe uma forma particular de apropriação da história, da qual procuramos aqui nos aproximar: a História Cultural. Nesse espectro, nossas investigações acerca do tema nos levaram a pontuar dois momentos significativos que atravessaram o campo nesses momentos iniciais: a ausência de formação especializada e, a partir do ano de 1929, a organização dos chamados “Cursos Intensivos de Educação Physica”.Downloads
Não há dados estatísticos.
Publicado
2011-03-18
Como Citar
LYRA, V. B.; MAZO, J. Z. A ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA E O CAMPO DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DO ESTADO SUL-RIO-GRANDENSE: AS ORIGENS DA FORMAÇÃO ESPECIALIZADA (1869-1929). Movimento, [S. l.], v. 16, n. 5, p. 37–60, 2011. DOI: 10.22456/1982-8918.18216. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/18216. Acesso em: 6 jun. 2023.
Edição
Seção
Artigos Originais
Licença
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
