IMAGENS NA IMPRENSA PERIÓDICA DE ENSINO E DE TÉCNICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE (1932-1960)

Autores

  • Renato Pereira Coimbra Retz Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Centro de Educação Física e Desportos. Vitória, ES
  • Amarílio Ferreira Neto Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Centro de Educação Física e Desportos. Vitória, ES
  • Juliana Martins Cassani Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Centro de Educação Física e Desportos. Vitória, ES
  • Wagner dos Santos Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Centro de Educação Física e Desportos. Vitória, ES

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.75040

Palavras-chave:

Desenho e Fotografia. Publicações periódicas. História Cultural. Educação Física.

Resumo

Este artigo identifica a natureza das imagens utilizadas pelos periódicos de ensino e de técnicas da Educação Física e esporte (1932-1960) e analisa as intencionalidades editoriais nos seus usos e apropriações (CERTEAU, 2014). Possui abordagem quantiqualitativa do tipo exploratória e assume os pressupostos teórico-metodológicos da História Cultural (CHARTIER, 1990). As fontes constituem-se nas matérias com imagens dos periódicos: Revista de Educação Física (1932-1960), Revista Educação Physica (1932-1945) e Revista Brasileira de Educação Física (1944-1952). A análise evidencia duas naturezas de imagens: fotografias e desenhos (ilustração antropomórfica, diagrama, croqui e charge). O uso desses dispositivos de modelização da leitura por parte dos editores visava contribuir com a formação de professores de Educação Física, sob uma perspectiva que privilegiava o fazer para aprender e o aprender fazendo. As imagens faziam parte do projeto editorial desses periódicos, contribuindo para a divulgação e o ensino das práticas da Educação Física.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Renato Pereira Coimbra Retz, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Centro de Educação Física e Desportos. Vitória, ES

Mestrando em Educação Física da Ufes. Membro do Proteoria.

Amarílio Ferreira Neto, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Centro de Educação Física e Desportos. Vitória, ES

Doutor em Educação pela Unimep. Professor Titular do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Ufes. Lider do Proteoria.

Juliana Martins Cassani, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Centro de Educação Física e Desportos. Vitória, ES

Doutoranda em Educação Física pela Ufes. Professor Substituta do Centro de Educação Física e Desportos da Ufes. Membro do Proteoria.

Wagner dos Santos, Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Centro de Educação Física e Desportos. Vitória, ES

Doutor em Educação pela Ufes. Professor Adjunto do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Ufes. Lider do Proteoria. Bolsista de Produtividade em Educação - Nível 2.

Downloads

Publicado

2019-02-27

Como Citar

RETZ, R. P. C.; FERREIRA NETO, A.; CASSANI, J. M.; SANTOS, W. dos. IMAGENS NA IMPRENSA PERIÓDICA DE ENSINO E DE TÉCNICAS DA EDUCAÇÃO FÍSICA E ESPORTE (1932-1960). Movimento, [S. l.], v. 25, p. e25001, 2019. DOI: 10.22456/1982-8918.75040. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/75040. Acesso em: 2 jul. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais