Pedagogia do esporte no Brasil

análise a partir das publicações em periódicos brasileiros entre 2015 e 2020

Autores

  • Douglas Vinicius Carvalho Brasil Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Associação Esportiva Cultural Pentágono (AECP), Sumaré, SP. Grupo de Estudos em Pedagogia do Esporte (GEPESP). https://orcid.org/0000-0002-0797-6319
  • Roberto Rodrigues Paes Universidade Estadual de Campinas https://orcid.org/0000-0002-9165-4362

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.137625

Palavras-chave:

Pedagogia do Esporte, Educação Física, Ciências do Esporte, Estado da Arte

Resumo

Objetivamos analisar publicações referentes à Pedagogia do Esporte (PE) ao longo do tempo. Coletamos dados em periódicos brasileiros, considerando o período de “julho/2015-dezembro/2020”, incluindo artigos com o termo “Pedagogia do Esporte” nas palavras-chave, título e/ou resumos. Selecionamos e analisamos qualitativamente e quantitativamente 44 artigos. Identificamos que 83,8% das publicações concentram-se na região sul e sudeste do Brasil, que há prevalência de pesquisas teóricas, de estudos voltados à metodologia de ensino, aspectos técnico-táticos e esportes institucionalizados. Assim, consideramos necessário descentralizar e ampliar o escopo das pesquisas em PE e incluir palavras-chave e termos que remetam a ela e a temáticas estudadas nos artigos, facilitando sua identificação e acesso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Douglas Vinicius Carvalho Brasil, Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Associação Esportiva Cultural Pentágono (AECP), Sumaré, SP. Grupo de Estudos em Pedagogia do Esporte (GEPESP).

Mestre, Bacharel e Licenciado em Educação Física pela "Faculdade de Educação Física da Universidade Estadual de Campinas", mesma faculdade na qual atualmente cursa Doutorado. Especialista em Desenvolvimento, Aperfeiçoamento e Aprofundamento em Esporte com ênfase em Basquete 3x3, pela "Academia Brasileira de Treinadores" do "Instituto Olímpico Brasileiro". Professor de Skateboarding capacitado pela "Federação Paulista de Skate" e "Confederação Brasileira de Skateboarding".

Preseidente da  Associação Esportiva Cultural Pentágono (AECP) de Sumaré-SP, na qual realiza ações esportivas, sociais e culturais por meio principalmente por meio do Skateboarding, Basquete 3x3 e Basquete de Rua. 

Membro do Grupo de Estudos em Pedagogia do Esporte (GEPESP) da Faculdade de Educação Física da Unicamp.

Tem como principais campos de estudo: a Pedagogia do Esporte, o Skateboarding, o Basquete 3x3, o Lazer e o Basquete de Rua. Também atua efetivamente nestas áreas: na elaboração de projetos e organização de eventos, como professor, palestrante e treinador, como gestor e praticante das práticas corporais supracitadas.

Roberto Rodrigues Paes, Universidade Estadual de Campinas

Possui Graduação em Educação Física pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1979), Mestrado em Educação pela Universidade Metodista de Piracicaba (1989) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1996). Atualmente é Professor Titular pela Universidade Estadual de Campinas. Foi membro do Grupo de Trabalho Instituído pelo Ministério Extraordinário dos Esportes no âmbito do Instituto Nacional de Desenvolvimento do Desporto, que teve por finalidade assessorar o Instituto no processo de implantação do Programa Esporte Educacional (1996-2000) no Brasil; Membro da Comissão de Especialistas de Ensino da Área de Educação Física- Ministério da Educação - Secretaria da Educação Superior (2000-2002), Coordenador de Extensão da Faculdade de Educação Física da Unicamp (1990-1995); Diretor Associado da Faculdade de Educação Física da Unicamp (1998-2002); Diretor da Faculdade de Educação Física da Unicamp (2002-2006); Lider do Grupo de Estudos em Pedagogia do Esporte (GEPESP) credenciado no CNPq desde 2006; Diretor Executivo da Fundação de Desenvolvimento da Unicamp-FUNCAMP (2008-2010); Prefeito do Campus da Universidade Estadual de Campinas (2009-2012) e Pró-Reitor de Desenvolvimento Universitário da Universidade Estadual de Campinas no período de 07 de junho de 2012 a 30 de abril de 2013. Atua principalmente nos seguintes temas: pedagogia do esporte, esporte, basquetebol, educação física e jogos coletivos. Atualmente é membro (facilitador) da Academia Brasileira de Treinadores do Instituto Olímpico Brasileiro (a partir de 2013).

Referências

BRASIL, Douglas Vinicius Carvalho. Basquete 3x3: reflexões a partir da pedagogia do esporte. Dissertação (Mestrado em Educação Física) - Faculdade de Educação Física, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2019. Disponível em: https://repositorio.unicamp.br/acervo/detalhe/1157288. Acesso em: 20 dez. 2023

BRASIL, Douglas Vinicius Carvalho Brasil; LEONARDI, Thiago José; SCAGLIA, Alcides José; PAES, Roberto Rodrigues. O basquete de rua nos espaços de lazer da região metropolitana de campinas. LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer, Belo Horizonte, v. 21, n. 4, p. 144–165, 2018. DOI: https://doi.org/10.35699/1981-3171.2018.1934

BRASIL, Douglas Vinicius Carvalho; PAES, Roberto Rodrigues Pedagogia do esporte e as contribuições para o campo do lazer: análise das publicações em periódicos brasileiros de 2016 a 2021. LICERE - Revista do Programa de Pós-graduação Interdisciplinar em Estudos do Lazer, v. 25, n. 3, p. 241–270, 2022. DOI: https://doi.org/10.35699/2447-6218.2022.41660

Brasil, Douglas Vinicius Carvalho; Ribeiro, Alex Natalino; Scaglia, Alcides José. O basquete 3x3 como facilitador para o desenvolvimento positivo de jovens. E-balonmano.com: Revista de Ciencias del Deporte, v. 15, n. 3, p. 187-196, 2019. Disponível em: http://ojs.e-balonmano.com/index.php/revista/article/view/475. Acesso em: 20 dez. 2023.

BRASIL, Douglas Vinicius Carvalho; RODRIGUES, Gilson Santos; PAES, Roberto Rodrigues Referências e referenciais para o ensino do Basquete 3x3 da educação física escolar. Movimento, v. 28, p. e28042, 2022. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.121634

CAPES. Diretoria de Avaliação. Documento Técnico do Qualis Periódicos. 2023. Disponível em: https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/documentos/avaliacao/avaliacao-quadrienal-2017/DocumentotcnicoQualisPeridicosfinal.pdf. Acesso em: 20 dez. 2023.

COSTA, Roberto Rocha; SANTOS, Marcele Oliveira Pil dos; PEREIRA, Shanaine de Souza; GALATTI, Larissa Rafaela; SCAGLIA, Alcides Jose Pedagogia do esporte: publicações em periódicos científicos brasileiros de 2010 a 2015. Conexões, v. 17, p. e019008, 2019. DOI: https://doi.org/10.20396/conex.v17i0.8648796

FERREIRA, Norma Sandra de Almeida. As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, v. 23, n. 79, p. 257–272, ago. 2002. DOI: https://doi.org/10.1590/S0101-73302002000300013

FERREIRA, Wesly Otoni; OLIVEIRA, Bianca Henriques de; FONTANA, Vinícius do Carmo; MARTINS, Mariana Zuaneti. Inclusão do tênis na formação de professores de educação física: experiências de ensino e de reconstrução em um curso de licenciatura. Caderno de Educação Física e Esporte, v. 18, n. 2, p. 79–85, 2020. DOI: https://doi.org/10.36453/2318-5104.2020.v18.n2.p79

GALATTI, Larissa Rafaela; REVERDITO, Riller Silva; SCAGLIA, Alcides José; PAES, Roberto Rodrigues; SEOANE, Antonio Montero. Pedagogia do esporte: tensão na ciência e o ensino dos jogos esportivos coletivos. Revista da Educação Física/Eduem, v. 25, n. 1, p. 1-40, 2014. DOI: https://doi.org/10.4025/reveducfis.v25i1.21088

MACHADO, Gisele Viola; GALATTI, Larissa Rafaela; PAES, Roberto Rodrigues. Pedagogia do esporte e projetos sociais: interlocuções sobre a prática pedagógica. Movimento, v. 21, n. 2, p. 405-418, 2015. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.48275

Page, Matthew J. et al. The PRISMA 2020 Statement: an updated guideline for reporting systematic reviews., BMJ, v. 372, n. 71, 2021. doi: https://doi.org/10.1136/bmj.n71

REVERDITO, Riller Silva; SCAGLIA, Alcides José; PAES, Roberto Rodrigues Pedagogia do Esporte: conceito e cenário contemporâneo. In: REVERDITO, Riller Silva; SCAGLIA, Alcides José; MONTAGNER, Paulo Cesar. (org.). Pedagogia do esporte: aspectos conceituais da competição e estudos aplicados. São Paulo: Phorte, 2013. p. 19-40.

ROMANOWSKI, Joana Paulin; ENS, Romilda Teodora. As pesquisas denominadas do tipo estado da arte em educação. Revista Diálogo Educional, v. 6, n. 19, p. 37-50, dec. 2006. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=s1981-416x2006000300004&lng=en&nrm=iso. Acesso em: 02 dez. 2023.

RUFINO, Luiz Gustavo B.; DARIDO, Suraya Cristina. A produção científica em pedagogia do esporte: análise de alguns periódicos nacionais. Conexões, v. 9, n. 2, p. 130–152, 2011. DOI: https://doi.org/10.20396/conex.v9i2.8637704

SANTOS, Marcio Antonio Raiol; BRANDÃO, Pedro Paulo Souza. Produção do conhecimento em lutas no currículo da educação física escolar. Movimento, v. 25, p. e25024, 2019. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.78143

TOLEDO, Caio Ramos; GUERRA, Ricardo Luis Fernandes; OLIVEIRA, Rogério Cruz. Ensino do Kung Fu sob a ótica de alunos inseridos num contexto da pedagogia do esporte. Revista Brasileira de Ciência e Movimento, v. 27, p. 158-169, 2019. DOI: https://doi.org/10.31501/rbcm.v27i3.9301

Downloads

Publicado

2024-08-18

Como Citar

CARVALHO BRASIL, D. V.; RODRIGUES PAES, R. Pedagogia do esporte no Brasil: análise a partir das publicações em periódicos brasileiros entre 2015 e 2020. Movimento, [S. l.], v. 30, p. e30013, 2024. DOI: 10.22456/1982-8918.137625. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/137625. Acesso em: 16 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.