Análise da produção científica e fomento dos bolsistas de produtividade do CNPQ em Educação Física no período de 2010-2020

Autores

  • Guilherme Moreira Caetano Pinto Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa, PR https://orcid.org/0000-0002-1971-6637
  • Miguel Archanjo de Freitas Junior Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa – PR, Brasil https://orcid.org/0000-0001-6636-8084
  • André Mendes Capraro Universidade Estadual do Paraná (UFPR), Curitiba, PR
  • Bruno Pedroso Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Ponta Grossa, PR https://orcid.org/0000-0002-7905-2393

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.130799

Palavras-chave:

Bolsa de Estudo, Educação Física, Indicadores de produção científica

Resumo

O objetivo deste estudo foi analisar as concessões de bolsas e a produção científica dos bolsistas de produtividade do CNPq, na área de Educação Física, no período de 2010-2020. A busca dos pesquisadores com bolsa de produtividade na área da Educação Física ocorreu na página eletrônica do CNPq. A contabilização dos dados registrados nos currículos dos bolsistas ocorreu com auxílio do software scriptLattes v8.10. Verificou-se que: a) a publicação de artigos se elevou no decorrer do período analisado; b) os artigos de estrato elevado no Qualis (A1, A2 e JCR) mantiveram um crescimento constante; c) a produção de itens não contabilizados pelos critérios de concessão de bolsa permaneceu estável; d) houve renovação parcial dos pesquisadores bolsistas de produtividade. Concluiu-se que os bolsistas de produtividade têm ampliado sua produção e fortalecendo suas métricas. No entanto, é necessária a constante revisão dos critérios de concessão a fim de minimizar o produtivismo acadêmico.

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Publicado

2023-12-12

Como Citar

PINTO, G. M. C.; FREITAS JUNIOR, M. A. de; CAPRARO, A. M.; PEDROSO, B. Análise da produção científica e fomento dos bolsistas de produtividade do CNPQ em Educação Física no período de 2010-2020. Movimento, [S. l.], v. 29, p. e29051, 2023. DOI: 10.22456/1982-8918.130799. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/130799. Acesso em: 24 jun. 2025.

Edição

Seção

Ensaios