Convênios alemães na educação física latinoamericana

as experiências de Brasil, Argentina e Colômbia (1960-1980)

Autores

  • Karen Lorena Gil Eusse Universidad Nacional Abierta y a Distancia (UNAD). Bogotá, Cundinamarca, Colômbia
  • Fernanda Cristina dos Santos Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Belo Horizonte, MG, Brasil
  • Alejo Levoratti Universidad Nacional de La Plata, (UNLP). La Plata, Buenos Aires, Argentina https://orcid.org/0000-0003-2749-0321
  • Felipe Quintão Almeida Universidade Federal do Espírito-Santo/Departamento de Ginástica, Centro de Educação Física e Desportos, Vitória, ES http://orcid.org/0000-0002-4056-5159

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.130588

Palavras-chave:

Educação Física, Esporte, Alemanha, América Latina

Resumo

Este artigo aborda a presença da República Federal da Alemanha, entre os anos 1960 e 1980, no campo da Educação Física e do esporte em três países sul-americanos: Brasil, Argentina e Colômbia. Apresenta alguns dos desdobramentos que os acordos assinados com o país europeu proporcionaram às práticas educacionais e científicas em cada realidade investigada. Além disso, faz conhecer os principais sujeitos envolvidos no processo e como atuaram nesses diferentes lugares.

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Biografia do Autor

Karen Lorena Gil Eusse, Universidad Nacional Abierta y a Distancia (UNAD). Bogotá, Cundinamarca, Colômbia

Possui graduação em Licenciatura en Educación Física - Universidad de Antioquia (2012). Mestrado em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2015). Doutorado em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (2020). Integrante do Laboratório de Estudos em Educação Física - UFES. Tem experiência na área de Educação Física. Membro do Comitê Científico do Grupo de Trabalho Temático Epistemologia do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte.

Fernanda Cristina dos Santos, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Belo Horizonte, MG, Brasil

Doutora em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Mestrado em Educação pela Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais. Graduação em Educação Física (Licenciatura) pela Universidade Federal de Minas Gerais. Pesquisadora do Centro de Memória da Educação Física, do Esporte e do Lazer (Cemef/UFMG), ligada ao grupo de pesquisa que, atualmente, desenvolve estudos sobre a temática dos modelos pedagógicos e formação de professores de Educação Física. Membro do Centro de Pesquisa em História da Educação (GEPHE) da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (FaE-UFMG).

Alejo Levoratti, Universidad Nacional de La Plata, (UNLP). La Plata, Buenos Aires, Argentina

National Scientific and Technical Research Council | conicet · IDIHCS Instituto de Investigaciones en Humanidades y Ciencias Sociales  

Felipe Quintão Almeida, Universidade Federal do Espírito-Santo/Departamento de Ginástica, Centro de Educação Física e Desportos, Vitória, ES

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (CED/UFSC). Doutorando em Educação pela mesma instituição (CED/UFSC). Tem experiência na área de Educação e Educação Física, com ênfase nas discussões concernentes às suas atividades epistemológicas. Compõe a equipe editorial da Revista Brasileira de Ciências do Esporte (RBCE) e a comissão científica do Grupo de Trabalho Temático Epistemologia, ambos do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE). Entre outros trabalhos, destaca-se a co-autoria do livro Emancipação e diferença na educação: uma leitura com Bauman (São Paulo: Autores AssoCompõe a equipe editorial da Revista Brasileira de Ciências do Esporte, periódico de circulação internacional vinculado ao Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte.

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Publicado

2023-12-26

Como Citar

LORENA GIL EUSSE, K.; CRISTINA DOS SANTOS, F.; LEVORATTI, A.; ALMEIDA, F. Q. Convênios alemães na educação física latinoamericana: as experiências de Brasil, Argentina e Colômbia (1960-1980). Movimento, [S. l.], v. 29, p. e29066, 2023. DOI: 10.22456/1982-8918.130588. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/130588. Acesso em: 24 jun. 2025.

Edição

Seção

Artigos Originais