Educação Física e saúde na escola pública

uma revisão sistemática da literatura

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.128492

Palavras-chave:

Educação Física, Saúde, Escola Pública, Revisão Sistemática

Resumo

Esta revisão sistemática objetivou analisar como a saúde vem sendo abordada em artigos acadêmicos nacionais que tratam da Educação Física em escolas públicas e relacionar concepções de saúde e visões de Educação Física presentes. A busca foi realizada no Portal de Periódicos CAPES. Os artigos incluídos (n = 18) foram submetidos à Análise Temática de Conteúdo. A maioria (n = 13) articula as concepções Biomédica e Comportamental de saúde e uma visão Técnico-Instrumental da Educação Física, dois deles apresentando abordagem Normativo-Comportamental de Educação em Saúde. Uma minoria (n = cinco) apresenta uma concepção Socioambiental de Saúde, dos quais apenas dois, uma visão Pedagógico-Reflexiva da Educação Física Escolar articulada à abordagem Crítico-Reflexiva de Educação em Saúde. A perspectiva ampliada de saúde e uma visão Pedagógico-Reflexiva da Educação Física ainda são pouco presentes nas pesquisas acadêmicas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ALTMANN, Helena et al. Gênero e cultura corporal de movimento: práticas e percepções de meninas e meninos. Revista Estudos Feministas, v. 26, n. 1, p. 1-16, 2018. Disponível em: https://doi.org/10.1590/1806-9584.2018v26n144074. Acesso em: 15 mar. 2023.

ANDRIJAUSKAS, Ketlyn. A importância da experimentação no ensino de ciências: uma revisão sistemática da literatura nacional na última década. 2020. 47 f. Monografia (Especialização em Ensino de Ciências) – Diretoria de Pesquisa e Pós-graduação, Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR, Medianeira, 2020.

ANTUNES, Priscilla de Cesaro; FURTADO, Roberto Pereira. Para pensar a saúde na Educação Física escolar: a linha de chegada é a mesma da largada? In: COSTA, Jonatas Maia da; MACIEL, Erika da Silva; BRITO, Lucas Xavier. (org.). O tema da Saúde na Educação Física Escolar. Propostas pedagógicas (críticas) a partir da Saúde Coletiva. Palmas -TO: EDUFT, 2021. v. 1. p. 18-32.

BARBOSA FILHO, Valter Cordeiro et al. Presença isolada e combinada de indicadores antropométricos elevados em crianças: prevalência e fatores sociodemográficos associados. Ciência & Saúde Coletiva, v. 21, n. 1, p. 213-224, 2016. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232015211.00262015

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Educação Física – terceiro e quarto ciclos. Brasília: MEC/SEF, 1998.

BUBOLZ, Caren Taiane Radtke et al. Consumo alimentar conforme o tipo de alimentação consumida em escolas de zona rural no Sul do Brasil. Ciência & Saúde Coletiva, v. 23, n. 8, p. 2705-2712, 2018. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232018238.15902016

CALDAS, Célia Pereira. Cuidando do idoso que vivencia uma síndrome demencial: a família como cliente da enfermagem. Texto Contexto Enfermagem, v. 10, n. 2, maio-ago, p. 68-93, 2001.

CAMARA, Fabiano Marques et al. Educação Física na promoção da saúde: para além da prevenção multicausal. Revista Mackenzie de Educação Física e Esporte, v. 9, n. 2, 2010. Disponível em: https://editorarevistas.mackenzie.br/index.php/remef/article/view/3483. Acesso em: 15 mar. 2023.

CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Portal de Periódicos. Quem Somos. Disponível em: https://www-periodicos-capes-gov-br.ezl.periodicos.capes.gov.br/index.php/sobre/quem-somos.html. Acesso em: 24, set. 2022.

CARVALHO, Graça S. Health Education in Portuguese Schools: the contribution of health and education sectors. In: TAYLOR, Neil et al. (ed.). Health Education in Context: an international perspective on health education in schools and local communities. Rotterdam: Sense Publishers, 2012. p.37-46.

CONCEIÇÃO, José Augusto Nigro. Saúde escolar: a criança, a vida e a escola. São Paulo: Sarvier, 1994.

CORRÊA-NETO, Victor Gonçalves et al. Hipertensão arterial em adolescentes do Rio de Janeiro: prevalência e associação com atividade física e obesidade. Ciência & Saúde Coletiva, v. 19, p. 1699-1708, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/1413-81232014196.05262013

COSTA, Bruno Gonçalves Galdino da et al. Efeito de uma intervenção sobre atividade física moderada a vigorosa e comportamento sedentário no tempo escolar de adolescentes. Revista Brasileira de Epidemiologia, v. 22, 2019. DOI: https://doi.org/10.1590/1980-549720190065

CRAWFORD, Robert. You are dangerous to your health: the ideology and politics of victim blaming. International Journal of Health Services, v. 7, n. 4, p. 663-680, 1977. DOI: https://doi.org/10.2190/YU77-T7B1-EN9X-G0PN

DARIDO, Suraya Cristina. Educação Física na escola: questões e reflexões. Rio de Janeiro: Guanabara Koogan, 2003.

FARINATTI, Paulo de Tarso Veras. Educação Física Escolar e aptidão física: um ensaio sob o prisma da promoção da saúde. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 16, n. 1, p. 42-48, 1994.

FARINATTI, Paulo de Tarso Veras. Teorias biológicas do envelhecimento: do genético ao estocástico. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, v. 8, n. 4, p. 129-138, 2002. DOI: https://doi.org/10.1590/S1517-86922002000400001

FERREIRA, Izabel do Rocio Costa et al. Diplomas Normativos do Programa Saúde na Escola: análise de conteúdo associada à ferramenta ATLAS TI. Ciência & Saúde Coletiva, v. 17, n. 12, p. 3385-3398, 2012. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-81232012001200023

FERREIRA, Jovino Oliveira; JARDIM, Paulo Cesar Brandao Veiga; PEIXOTO, Maria do Rosario Gondim. Avaliação de projeto de promoção da saúde para adolescentes. Revista de Saúde Pública, v. 47, n. 2, p. 257-265, 2013. DOI: https://doi.org/10.1590/S0034-8910.2013047004120

FERREIRA, Marcos Santos. Aptidão física e saúde na educação física escolar: Ampliando o enfoque. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 22, n. 2, p. 41-54, jan. 2001.

FERREIRA, Maria de Lourdes da Silva Marques; AYRES, Jairo Aparecido; CORREA, Ione. Educação em saúde: revisão bibliográfica de 2005 a 2007. REME – Revista Mineira de Enfermagem, v. 13, n. 2, p. 1-9, 2009.

FONSECA, João Pedro da. Aluno, paciente, cidadão: a saúde escolar em questão. In: CONCEIÇÃO, José Augusto Nigro (org.). Saúde escolar: a criança, a vida e a escola. São Paulo: Sarvier, 1994. p. 23-32.

FRAGA, Alex Branco; CARVALHO, Yara Maria de; GOMES, Ivan Marcelo. Práticas corporais no campo da saúde. São Paulo: Hucitec, 2013. p. 117-38.

GAZZINELLI Maria Flávia et al. Educação em Saúde: conhecimentos, representações sociais e experiências da doença. Cadernos de Saúde Pública, v. 21, n. 1, p. 200-06, jan-fev. 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S0102-311X2005000100022

GOMES, Isabelle Sena; CAMINHA, Iraquitan de Oliveira. Guia para estudos de revisão sistemática: uma opção metodológica para as Ciências do Movimento Humano. Movimento, v. 20, n. 1, p. 395-411, 2014. DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.41542

GUEDES, Dartagnan Pinto; GUEDES, Joana Elisabete Ribeiro Pinto. Controle do peso corporal: composição corporal, atividade física e nutrição. Londrina: Midiograf, 1996.

JOAQUIM, Anderson Gregorio; SANTOS, Alessandra Regina dos; ROSA, Leandro Ferreira. Correlação entre nível de flexibilidade e desempenho na agilidade em escolares de 7 a 10 anos: um estudo transversal. Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício, v. 11, n. 71, p. 997-1005, 2017. Disponível em http://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/1332. Acesso em: 15 mar. 2023.

KIRK, David. Health based Physical Education: five issues we need to consider. British Journal of Physical Education, v. 19, n. 3, p. 122-123, 1988.

LIMA, Kamila Magno et al. Comparação do nível de flexibilidade em adolescentes praticantes e não praticantes de voleibol de uma escola pública. Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício, v. 10, n. 60, p. 519-523, 2016. Disponível em: http://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/1021. Acesso em: 15 mar. 2023.

MALDONADO, Daniel Teixeira. Educação Física Escolar, corpo e saúde: problematizações a partir das Ciências Humanas. CORPOCONSCIÊNCIA, v. 26, n. 1, p. 1-19, jan./abr., 2022. Disponível em: https://periodicoscientificos.ufmt.br/ojs/index.php/corpoconsciencia/article/view/12105. Acesso em: 15 mar. 2023.

MARINHO, Julio Cesar Bresolin; SILVA, João Alberto da. Conceituação da educação em saúde e suas implicações nas práticas escolares. Ensino, Saúde e Ambiente, v. 6, n. 3, p. 21-38, 2013. DOI: https://doi.org/10.22409/resa2013.v6i3.a21140

MARQUES, Priscila Antunes et al. Estado nutricional de escolares praticantes de Educação Física. Revista Brasileira de Nutrição Esportiva, v. 12, n. 71, p. 288-294, 2018. Disponível em: http://www.rbne.com.br/index.php/rbne/article/view/1033. Acesso em: 15 mar. 2023.

MARTINS, Liziane et al. Abordagens de saúde nos livros didáticos de Biologia: análise das coleções aprovadas no PNLD/2012. Revista da Sbenbio, v. 9, p. 3050-3061, 2016.

MARTINS, Liziane et al. Construtos teóricos e práticos da saúde: as abordagens biomédicas e socioecológica. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO EM CIÊNCIAS (ENPEC), X, 2015, Águas de Lindóia, SP. Anais [...]. Águas de Lindóia, SP., 2015, p. 1-9.

MELLO, Júlio Brugnara et al. Associação da aptidão cardiorrespiratória de adolescentes com a atividade física e a estrutura pedagógica da Educação Física escolar. Revista Brasileira de Ciências do Esporte, v. 41, n. 4, p. 367-375, 2019. DOI: https://doi.org/10.1016/j.rbce.2018.03.033

MINAYO, Maria Cecília de Souza. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. 13. ed. São Paulo: Hucitec, 2013.

MOHR, Adiana. A natureza da educação em saúde no ensino fundamental e os professores de ciências. 2002. 409 f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis, SC., 2002.

NAGORNY, Gabriel Alberto Kunst et al. Contribuição da Educação Física Escolar para o nível de atividade física diária. RBPFEX-Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício, v. 12, n. 72, p. 70-77, 2018. Disponível em: http://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/1344. Acesso em: 15 mar. 2023.

NAHAS, Marcus Vinicius. Atividade física, saúde e qualidade de vida: conceitos e sugestões para um estilo de vida ativo. 6. ed. Londrina: Midiograf, 2013.

NAHAS, Marcus Vinicius. Educação Física no Ensino Médio: educação para um estilo de vida ativo no terceiro milênio. In: SEMINÁRIO DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR, 4., 1997, São Paulo. Anais [...]. São Paulo, 1997, p. 17-20.

OLIVEIRA, Dora Lúcia de. A nova saúde pública e a promoção da saúde via educação: entre a tradição e a inovação. Revista Latinoamericana de Enfermagem, v. 13, n. 3, p. 423- 431, 2005. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-11692005000300018

OLIVEIRA, João Paulo et al. Os saberes escolares em saúde na Educação Física: um estudo de revisão. Motricidade, v. 13, ed. especial, p. 113-126, 2017. DOI: https://revistas.rcaap.pt/motricidade/article/view/12939

OLIVEIRA, Victor José Machado de; MARTINS, Izabella Rodrigues; BRACHT, Valter. Projetos e práticas em educação para a saúde na Educação Física escolar: possibilidades! Revista de Educação Física/UEM, v. 26, n. 2, p. 243-255, 2015. DOI: https://doi.org/10.4025/reveducfis.v26i2.25600

PALMA, Alexandre; BAGRICHEVSKY, MARCOS. Estilo de vida. Dicionário crítico de Educação Física. Ijuí: Unijuí, 2005. p. 179-181.

PALMA, Alexandre. Saúde na educação física escolar: diálogos e possibilidades a partir do conceito ampliado de saúde. Temas em Educação Física escolar, v. 5, n. 2, p. 5-15, 2020.

PINTO, Cesar Augusto Sadalla. A formação do professor crítico reflexivo na educação física: realidades e possibilidades no âmbito do PIBID IFCE. 2015. 190 f. Dissertação (Mestrado Acadêmico em Educação), Universidade Estadual do Ceará, Fortaleza, Brasil, 2015.

RAMOS, Altina; FARIA, Paulo M.; FARIA, Ádila. Revisão sistemática de literatura: contributo para a inovação na investigação em Ciências da Educação. Revista Diálogo Educacional, v. 14, n. 41, p. 17-36, 2014. Disponível em: http://educa.fcc.org.br/pdf/de/v14n41/v14n41a02.pdf. Acesso em: 22 mar. 2023.

REIS, Cristina d’Ávila; PARAÍSO, Marlucy Alves. Normas de gênero em um currículo escolar: a produção dicotômica de corpos e posições de sujeitos meninos-alunos. Revista Estudos Feministas, v. 22, n. 1, p. 237-256, 2014. DOI: https://doi.org/10.1590/S0104-026X2014000100013

RODRIGUES, Alessandra; ALMEIDA, Maria Elizabeth Bianconcine de. Narrativas digitais na educação e na formação de professores: uma revisão sistemática de literatura. Cadernos de Educação, v. 56, p. 107-130, 2017. Disponível em: https://revistas.ufpel.edu.br/index.php/educacao/article/view/3760. Acesso em: 22 mar. 2023.

SAES, Mirelle de Oliveira; SOARES, Maria Cristina Flores. Fatores associados à dor na coluna vertebral em adolescentes de escolas públicas de um município do extremo sul do Brasil. Revista de Salud Pública, v. 19, n. 1, p. 105-111, 2017. DOI: https://doi.org/10.15446/rsap.v19n1.48143

SAMPAIO, João Márcio Fialho; NASCIMENTO, Paulo Rogério Barbosa do. Possibilidades didáticas nas aulas de Educação Física: o conteúdo “exercício físico e saúde” no ensino médio. Caderno de Educação Física e Esporte, v. 16, n. 2, p. 113-118, 2018. DOI: https://doi.org/10.36453/2318-5104.2018.v16.n2.p113

SANTOS, Alessandra Regina et al. Aptidão física de escolares: estudo sobre velocidade e agilidade. RBPFEX-Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício, v. 12, n. 73, p. 240-246, 2018. Disponível em: http://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/1375. Acesso em: 22 mar. 2023.

SANTOS, Alessandra da Silveira et al. Fatores motivacionais para a prática esportiva em adolescentes do 3º ano do ensino médio. Revista Brasileira de Futsal e Futebol, v. 8, n. 31, p. 313-318, 2016. Disponível em: http://www.rbff.com.br/index.php/rbff/article/view/452. Acesso em: 22 mar. 2023.

SILVA, Cristiane Maria da Costa et al. Educação em Saúde: uma reflexão histórica de suas práticas. Ciências & Saúde Coletiva, v. 15, n. 5, p. 2539-2550, 2010. DOI: https://doi.org/10.1590/S1413-81232010000500028

SILVA, Hengrid Graciely Nascimento et al. O papel social da Universidade mediante integração ensino-serviço-comunidade no Brasil: revisão sistemática e metassíntese. Linhas críticas, v. 26, jan./dez., 2020. DOI: https://doi.org/10.26512/lc.v26.2020.31262

SOBRAL, Francisco. Investigação das relações entre saúde e desporto: história, estado actual e perspectivas de evolução. In: BENTO, Jorge; MARQUES, Antônio. (ed.). Desporto, saúde, bem-estar. Porto: FCDEF, 1990.

SOUZA, Sandra Cristina Morais de. Cibercultura e educação: uma revisão sistemática da literatura. Revista Teias, v. 23, n. 68, p. 237-249, 2022. DOI: https://doi.org/10.12957/teias.2022.55310

THOMAS, Jerry R.; NELSON, Jack K.; SILVERMAN, Stephen J. Métodos de pesquisa em atividade física. 6. ed. Porto Alegre: Artmed, 2012.

VENTURI, Tiago; MOHR, Adriana. Panorama e análise de períodos e abordagens da educação em saúde no contexto escolar brasileiro. Ensaio Pesquisa em Educação em Ciências, v. 23, 2021. DOI: https://doi.org/10.1590/1983-21172021230121

VOSER, Rogério da Cunha et al. Mensuração do nível de atividade física de escolares da rede pública de ensino da cidade de Pelotas-RS. Revista Brasileira de Prescrição e Fisiologia do Exercício, v. 11, n. 70, p. 820-825, 2017. Disponível em: http://www.rbpfex.com.br/index.php/rbpfex/article/view/1279. Acesso em: 15 mar. 2023.

WESTPHAL, Márcia Faria. Promoção da saúde e prevenção de doenças. In: CAMPOS, Gastão Wagner de Sousa et al. (org.) Tratado de saúde coletiva. Rio de Janeiro: Fiocruz, 2006.

ZANCHA, Daniel et al. Conhecimento dos professores de Educação Física escolar sobre a abordagem saúde renovada e a temática saúde. Conexões, v. 11, n. 1, p. 204-217, 2013. DOI: https://doi.org/10.20396/conex.v11i1.8637638

Publicado

2023-05-29

Como Citar

NARDUCHI, F. .; STRUCHINER, M. Educação Física e saúde na escola pública: uma revisão sistemática da literatura. Movimento, [S. l.], v. 29, p. e29020, 2023. DOI: 10.22456/1982-8918.128492. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/128492. Acesso em: 1 out. 2023.

Edição

Seção

Artigos Originais