A luta marajoara na atualidade

percepções de atletas e ex-atletas da modalidade

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.124101

Palavras-chave:

Luta Marajoara, Esportivização, Escolarização, Educação Física, Cultura

Resumo

A Luta Marajoara (LM) vem aos poucos sendo conhecida nacional e internacionalmente como uma prática de combate corporal de expressiva efetividade e com elementos culturais importantes. O presente texto resulta de investigação exploratória que objetivou compreender, a partir das percepções de atletas e ex-atletas da LM, as tensões que envolvem essa prática corporal no âmbito de suas dimensões cultural, educacional e esportiva. A amostra é composta por 13 participantes masculinos, com idade entre 30 a 60 anos, residentes no Arquipélago do Marajó. Para a coleta de dados, foi utilizado um roteiro de entrevista semiestruturado com sete perguntas abertas. Os resultados demonstraram que a LM atravessa um processo de esportivização, de escolarização e de busca pela preservação de suas tradições. Percebe-se, ainda, a crença de que o ensino das tradições da LM para crianças pode resgatar o interesse pela modalidade, destacando o aspecto da identidade cultural do povo marajoara.

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Biografia do Autor

Murilo Nunes, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Pará (2021). Tem experiência na área de Educação Física.

Ítalo Campos, Universidade Federal do Pará

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual do Pará (1985), mestrado em Educação Física pela Universidade Gama Filho (1999) e doutorado em Neurociência e Biologia Celular pela Universidade Federal do Pará (2017). Atualmente é professor Associado da Universidade Federal do Pará. Além de docente, é coordenador do Laboratório de Aptidão Física (LAFIS) e do Projeto Artes Marciais na Ufpa. Tem experiência nas áreas de cineantropometria, treinamento desportivo, exercício físico para grupos especiais, treinamento físico aquático e preparação física em esportes de combate, atuando nos seguintes grupos de Pesquisa, registrados no Diretório do CNPq: Aspectos Modulatórios do Comportamento (UFPA) e no Núcleo de Estudos e Pesquisas em Lutas e Esportes de Combate ? NEPLEC/UFPA, onde é Líder. Temas envolvidos em seus trabalhos são: avaliação funcional, exercícios para promoção da saúde e desempenho e esportes de combate. 

Carlos Borges, Universidade Federal do Pará

Graduação (Licenciatura Plena) em Educação Física pela Fundação Educacional do Estado do Pará (1990), Graduação (Bacharelado) em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Espírito Santo (2011) e Graduação Bacharelado em Filosofia pela Universidade Federal do Pará (2022); Mestrado (2000) e Doutorado (2005) em Educação Física pela Universidade Gama Filho; Pós-doutorado em Memória Social pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO). Atualmente é Docente Titular da Universidade Federal do Pará, atuando na graduação em Educação Física e Pedagogia. É docente do Programa de Pós Graduação em Educação da Universidade Federal do Pará (PPGED/UFPA), atuando na linha de Formação de professores, trabalho docente, teorias e práticas educativas; atuou como formador de agentes sociais do programa PELC do Governo Federal, por 14 anos. É Revisor da Revista Brasileira de Ciência do Esporte, Revisor da Revista Movimento, Revisor da revista Pensar a Prática; Revisor da Revista Licere. Revisor da Revista da Educação Física/UEM. Revisor da Revista Brasileira de Educação Física e Esportes (REBEFE/USP), Revisor da Revista Brasileira de Educação (RBE). É Líder do Centro Avançado de Estudos em Educação e Educação Física (CAÊ); membro do Grupo de Estudo e Pesquisa, Lazer e Ludicidade (Moçarai/UFPA). Tem experiência na área de Educação Física e Ciências Sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: sociologia do Esporte e das Práticas Corporais; Estudos políticos e Estudos culturais em Educação Física, Esporte, Lazer, Saúde e Educação; Formação de Professores, Trabalho docente e Teorias Educacionais; Metodologias de ensino. Políticas públicas e políticas sociais. Gestão social.

Marcelo Moreira Antunes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, SP

Possui Pós-Doutorado na área de educação física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). É Doutor em educação física pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP) e Mestre em Educação Física pela Universidade Gama Filho (UGF). É Pós-graduado em docência superior pela UGF e Graduado em Educação Física pelo Centro Universitário da Cidade. Atualmente é Professor Adjunto no Instituto de Educação Física da Universidade Federal Fluminense. Foi Professor Assistente da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ) e professor convidado do curso de Especialização em Educação Física Escolar da Universidade Federal Fluminense (UFF). Também foi docente dos cursos de educação física da UGF, do Centro Universitário Augusto Motta (UNISUAM) e do Centro Universitário da Cidade. Na educação Básica foi professor da rede pública de ensino da Prefeitura Municipal de Niterói. É lider do Centro de Estudos e Pesquisas em Lutas, Artes Marciais e Esportes de Combate da UFF (CEPLAMEC-UFF). Também é membro do Grupo de Estudos e Pesquisa em lutas da Faculdade de Educação Física da UNICAMP e do Laboratório de Estudos Culturais e Pedagógicos da Educação Física (LECPEF) da Universidade Federal do Vale do São Francisco. Desenvolve pesquisas na área da Pedagogia das Lutas, Formação de Professores, Educação Física Escolar e Atividade Motora Adaptada.

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Publicado

2023-04-19

Como Citar

CARDOSO NUNES, M. .; SÉRGIO LOPES CAMPOS, Ítalo .; NAZARENO FERREIRA BORGES, C.; ANTUNES, M. M. A luta marajoara na atualidade: percepções de atletas e ex-atletas da modalidade. Movimento, [S. l.], v. 29, p. e29012, 2023. DOI: 10.22456/1982-8918.124101. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/124101. Acesso em: 4 out. 2023.

Edição

Seção

Artigos Originais