PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA ATIVA NA DIMENSÃO EXTRACURRICULAR: ESTUDO DE CASO NUMA ESCOLA PORTUGUESA
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.102388Palavras-chave:
Ensino fundamental e médio. Atividade motora. Esportes. Professores Escolares.Resumo
O propósito central deste estudo é caracterizar uma escola secundária portuguesa (na área do Grande Porto), na sua dimensão extracurricular, como ponto de partida para a implementação de um projeto de Escola Ativa. Utilizam-se como instrumentos questionários e entrevistas semiestruturadas, sendo os dados recolhidos tratados com recurso à análise temática e a estatísticas descritivas simples. Os resultados obtidos são apresentados na sequência dos temas encontrados, oportunidades e barreiras, tendo-se concluído que, embora a comunidade educativa mostre interesse na adesão ao projeto, é necessário definir um enquadramento concetual, desenvolver um processo de sensibilização prévia, juntamente com a designação de um líder e uma equipa mobilizadores de uma visão agregadora do mesmo, bem como implementar programas de atividade física motivantes, sistemáticos e sustentáveis.Downloads
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Publicado
2021-02-05
Como Citar
MENDES, D. N.; CUNHA, F. P.; OHARA, K. L.; BATISTA, P. M. PARA A CONSTRUÇÃO DE UMA ESCOLA ATIVA NA DIMENSÃO EXTRACURRICULAR: ESTUDO DE CASO NUMA ESCOLA PORTUGUESA. Movimento, [S. l.], v. 27, p. e27013, 2021. DOI: 10.22456/1982-8918.102388. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/102388. Acesso em: 5 jun. 2023.
Edição
Seção
Artigos Originais
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