DANÇA: CAMINHO DE POSSÍVEIS (RE)ENCONTROS COM O BRINCAR E SE-MOVIMENTAR

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.100260

Palavras-chave:

Movimento. Dança. Adolescente. Educação Física.

Resumo

Este artigo enfoca os entrelaçamentos entre dançar, brincar e se-movimentar. Resulta de pesquisa qualitativa de cunho participativo com base na Sistematização de Experiências, sustentada pela experiência docente no campo da Educação Física, vivenciada com anos finais do ensino fundamental em uma escola estadual de Santa Maria/RS, entre 2017 e 2019. Buscou-se compreender, através de percepções das aulas e diário docente, a dança como caminho de possíveis (re)encontros com o brincar e se-movimentar. Considerada a importância do brincar e se-movimentar, há uma preocupação com as transformações que perpassam a adolescência, momento em que se observa o distanciamento desse brincar. Nesse contexto, a dança, presente de diversas formas na vida dessas e desses adolescentes, mostra um momento de entrega, estado de presença, expressão de si, em que se coloca em movimento aquilo que não é dito em palavras, comunicam-se histórias de vida, questionam-se padrões, e outros conhecimentos são elaborados.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fernanda Battagli Kropeniscki, Universidade Federal de Santa Maria

Mestrado Educação Física (UFSM), Mestrado Ciências Sociais (UFSM), Graduação Educação Física - bacharelado e licenciatura (UFPR), Graduação em Dança - licenciatura (UFSM) - em andamento.

Downloads

Publicado

2020-12-26

Como Citar

KROPENISCKI, F. B.; KUNZ, E. DANÇA: CAMINHO DE POSSÍVEIS (RE)ENCONTROS COM O BRINCAR E SE-MOVIMENTAR. Movimento, [S. l.], v. 26, p. e26089, 2020. DOI: 10.22456/1982-8918.100260. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/100260. Acesso em: 12 ago. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais