A EDUCAÇÃO FÍSICA NA EDUCAÇÃO ESCOLAR INDÍGENA: A PRODUÇÃO ACADÊMICO-CIENTÍFICA NA ÁREA 21 COMO PERSPECTIVA DE DIÁLOGO E (RE)CONHECIMENTO INTERCULTURAL

Lucas Silva Skolaude, Edwin Alexander Canon-Buitrago, Fabiano Bossle

Resumo


O presente estudo tem por objetivo analisar e discutir a produção acadêmico-científica sobre a Educação Física, centrada especificamente na Educação Escolar Indígena. As buscas foram realizadas no Catálogo de Teses e Dissertações da CAPES e nos periódicos nacionais da Educação Física e da Educação que publicam na Área 21. Durante o processo de leitura e agrupamento temático das materialidades encontradas, a interculturalidade ganhou relevância devido ao diálogo que suas produções apresentam tanto para Educação Escolar Indígena quanto para o componente curricular da Educação Física. A dialogicidade passou a ser a categoria central de análise em razão de apresentar desde uma perspectiva crítica relações muito próximas entre a visão intercultural e os saberes que a Educação Física pode desenvolver para o reconhecimento desse “outro” cultural. O resultado do processo de análise foi a interpretação de uma “subalternidade” no tratamento e circulação das questões indígenas tanto no campo da Educação Física quanto nos periódicos que publicam na área 21.

 


Palavras-chave


Educação Física, Educação Escolar Indígena, Interculturalidade, Dialogicidade, Revisão sistemática.

Texto completo:

PDF-POR


DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.90042

Direitos autorais 2020 Movimento (ESEFID/UFRGS)

Licença Creative Commons
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial 4.0 Internacional.

 

 


Movimento
Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | UFRGS
Endereço: Rua Felizardo, 750, Jardim Botânico, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, CEP 90690-200
E-mail: movimento@ufrgs.br
 

Bases de Dados Indexadoras

 

                            

 

Apoio

 

        

 

Licença de cópias e declaração de boas práticas de avaliação

 

 Licença Creative CommonsSan Francisco Declaration on Research Assessment