POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA

Autores

  • José Milton Azevedo Andrade Instituto Superior de Educação de Barretos.
  • Ana Paula de Freitas Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco.

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.64231

Palavras-chave:

Inclusão educacional. Ensino. Educação Física. Deficiência física. Deficiência visual.

Resumo

Objetiva-se, neste estudo, analisar os modos de agir do professor de Educação Física na inclusão de alunos com deficiência na escola regular. A pesquisa está ancorada nos pressupostos teórico-metodológicos da perspectiva histórico-cultural. A parte empírica foi realizada em duas escolas regulares da rede pública. As observações focalizaram duas professoras de Educação Física, durante as relações intersubjetivas com alunos com deficiência e seus pares. Para a construção dos dados recorreu-se a videogravação, para registrar as tramas vividas pelas professoras e alunos durante as aulas. A partir da análise microgenética, foi possível apontar indícios de que a função docente é preponderante na organização das possibilidades de participação, aprendizagem e desenvolvimento dos alunos com deficiência, desde que sejam oportunizadas estratégias que considerem as singularidades desses alunos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Milton Azevedo Andrade, Instituto Superior de Educação de Barretos.

Graduado em Educação Física, Mestre em Educação, Docente do curso de Pedagogia do Instituto Superior de Educação de Barretos.

Ana Paula de Freitas, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco.

Doutora em Educação, Docente do Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação da Universidade São Francisco.

Downloads

Publicado

2016-12-18

Como Citar

ANDRADE, J. M. A.; FREITAS, A. P. de. POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA. Movimento, [S. l.], v. 22, n. 4, p. 1163–1176, 2016. DOI: 10.22456/1982-8918.64231. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/64231. Acesso em: 29 maio. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais