ENSINO-APRENDIZAGEM-TREINAMENTO DOS ELEMENTOS TÉCNICO-TÁTICOS DEFENSIVOS INDIVIDUAIS DO HANDEBOL NAS CATEGORIAS INFANTIL, CADETE E JUVENIL

Rafael Pombo Menezes, Heloisa Helena Baldy dos Reis, Hugo Tourinho Filho

Resumo


O objetivo deste estudo é apresentar possibilidades para o ensino dos elementos técnico-táticos defensivos individuais do handebol nas categorias infantil, cadete e juvenil. Para isso, são discutidas as características inerentes ao desenvolvimento dos jogadores em cada etapa, assim como os aspectos que permeiam alguns dos elementos técnico-táticos defensivos individuais (como a marcação, a flutuação, a cobertura e a dissuasão) e os sistemas defensivos. Desta forma, foi possível verificar que o método situacional é importante para contemplar diferentes aspectos em cada categoria, por fornecer subsídios motores e cognitivos para o norteamento das tomadas de decisão dos defensores.


Palavras-chave


Pedagogia do Esporte. Esportes Coletivos. Handebol. Tática Defensiva.

Texto completo:

PDF-POR


DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.46159

Direitos autorais




Movimento

Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | UFRGS
Endereço: Rua Felizardo, 750, Jardim Botânico, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, CEP 90690-200
E-mail: movimento@ufrgs.br
 

Bases de Dados Indexadoras

 

                            

 

Apoio

 

        

 

Licença de cópias e declaração de boas práticas de avaliação

 

 Licença Creative CommonsSan Francisco Declaration on Research Assessment