ENSINO-APRENDIZAGEM-TREINAMENTO DOS ELEMENTOS TÉCNICO-TÁTICOS DEFENSIVOS INDIVIDUAIS DO HANDEBOL NAS CATEGORIAS INFANTIL, CADETE E JUVENIL

Autores

  • Rafael Pombo Menezes Universidade de São Paulo (USP). Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP). Ribeirão Preto, SP.
  • Heloisa Helena Baldy dos Reis Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). Faculdade de Educação Física (FEF). Campinas, SP.
  • Hugo Tourinho Filho Universidade de São Paulo (USP). Escola de Educação Física e Esporte de Ribeirão Preto (EEFERP). Ribeirão Preto, SP.

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.46159

Palavras-chave:

Pedagogia do Esporte. Esportes Coletivos. Handebol. Tática Defensiva.

Resumo

O objetivo deste estudo é apresentar possibilidades para o ensino dos elementos técnico-táticos defensivos individuais do handebol nas categorias infantil, cadete e juvenil. Para isso, são discutidas as características inerentes ao desenvolvimento dos jogadores em cada etapa, assim como os aspectos que permeiam alguns dos elementos técnico-táticos defensivos individuais (como a marcação, a flutuação, a cobertura e a dissuasão) e os sistemas defensivos. Desta forma, foi possível verificar que o método situacional é importante para contemplar diferentes aspectos em cada categoria, por fornecer subsídios motores e cognitivos para o norteamento das tomadas de decisão dos defensores.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2015-02-05

Como Citar

MENEZES, R. P.; REIS, H. H. B. dos; TOURINHO FILHO, H. ENSINO-APRENDIZAGEM-TREINAMENTO DOS ELEMENTOS TÉCNICO-TÁTICOS DEFENSIVOS INDIVIDUAIS DO HANDEBOL NAS CATEGORIAS INFANTIL, CADETE E JUVENIL. Movimento, [S. l.], v. 21, n. 1, p. 261–274, 2015. DOI: 10.22456/1982-8918.46159. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/46159. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ensaios