A EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA DO VESTIBULAR: AS POSSÍVEIS IMPLICAÇÕES DO ENEM

José Arlen Beltrão

Resumo


Vivemos um momento em que o “velho vestibular” está sendo substituído progressivamente pelo “novo ENEM” como instrumento de seleção dos candidatos ao ensino superior. Pretendemos  nesse ensaio, a partir de análise dos documentos que normatizam o ENEM e da produção teórica,  refletir sobre as influências exercidas pelo ENEM na educação escolar, analisando seus significados e possíveis implicações para Educação Física, visto que o exame incorporou na sua matriz de referência os conteúdos da Educação Física. A experiência vivida pelos demais componentes escolares nos mostra que a prática pedagógica do professor de Educação Física pode passar a ser determinada/influenciada pelo ENEM.


Palavras-chave


Educação Física escolar. ENEM. Prática pedagógica.

Texto completo:

PDF-BR


DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.41801



 

 


Movimento
Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | UFRGS
Endereço: Rua Felizardo, 750, Jardim Botânico, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, CEP 90690-200
E-mail: movimento@ufrgs.br
 

Bases de Dados Indexadoras

 

                                      

 

Apoio

 

        

 

Licença de cópias e declaração de boas práticas de avaliação

 

 Licença Creative CommonsSan Francisco Declaration on Research Assessment