Sobre a presença do esporte na escola: paradoxos e ambigüidades

Autores

  • Jaison José Bassani
  • Danielle Torri
  • Alexandre Fernandez Vaz

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.2811

Palavras-chave:

Esporte Escolar. Educação Física. Educação do Corpo. Indústria Cultural. Teoria Crítica da Sociedade.

Resumo

Trata o presente de resultados parciais de uma pesquisa em andamento, cujo objetivo é estudar aspectos da educação do corpo na escola. Foram estudadas aulas de Educação Física e atividades de Esporte Escolar de uma grande escola pública de Florianópolis, por meio de observações sistemáticas e entrevistas. Os resultados apontam para a prevalência do esporte e seus vetores na Educação Física, como paródia de si, e para a ambigüidade do Esporte Escolar, oscilante entre os imperativos da competição e os discursos sobre a formação humana via práticas esportivas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2003-09-26

Como Citar

BASSANI, J. J.; TORRI, D.; VAZ, A. F. Sobre a presença do esporte na escola: paradoxos e ambigüidades. Movimento, [S. l.], v. 9, n. 2, p. 89–112, 2003. DOI: 10.22456/1982-8918.2811. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/2811. Acesso em: 18 ago. 2022.

Edição

Seção

Em foco