Mapas da Educação Física

Gabriel Armando Cachorro

Resumo


Esta exposição tem como objetivo transferir a construção linguística Educação Física à luz das transformações do corpo e da cultura no início do século XXI. Os processos de mudança nesta sociedade exigem criar um mapa atualizado dos elementos  conflitantes em Educação Física e identificar as tensões surgidas na sua área profissional, na cultura corporal. O presente trabalho tem como objetivo traçar uma mudança de Educação Física para para a noção de Educação Corporal, que incluem os aspectos mais complexos do sentido de corpo e da cultura de hoje. Nesta perspectiva, propomos uma outra visão de avaliação para permitir novas formas de compreensão e de disciplina baseados na instalação dessa matriz de pensamento, de uma agenda de prioridades de alternativas para descrevê-lo e apresentar um mapacom as seguintes referências: 1. Discursos, 2. Os cenários, 3. Os sentidos , práticas e saberes, 4. Atores, 5. Problemas, 6. O Corpo.  

 


Palavras-chave


Educação Física. Conhecimentos e práticas. Atores. Corpo.

Texto completo:

PDF-BR PDF-EN


DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.2711

Direitos autorais



 

Movimento
Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | UFRGS
Endereço: Rua Felizardo, 750, Jardim Botânico, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, CEP 90690-200
E-mail: movimento@ufrgs.br
 

Bases de Dados Indexadoras

 

                            

 

Apoio

 

        

 

Licença de cópias e declaração de boas práticas de avaliação

 

 Licença Creative CommonsSan Francisco Declaration on Research Assessment