A TÉCNICA ESPORTIVA EM AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA: UM OLHAR SOBRE AS TENDÊNCIAS SÓCIO-CULTURAIS

Heitor de Andrade Rodrigues, Suraya Cristina Darido

Resumo


O ensino da técnica esportiva em aulas de Educação Física é assunto bastante polêmico. É preciso destacar que nos chama a atenção o mal-entendido de que tratar o esporte de forma crítica seria o mesmo que ser contra o ensino da técnica. Diversos fatores contribuíram na configuração dessa realidade, dentre eles suspeitamos da incompreensão das propostas elaboradas no âmbito das tendências sócio-culturais. Assim, o objetivo desse trabalho foi investigar a concepção de técnica esportiva no ensino da Educação Física, no âmbito das tendências sócio-culturais. Ao longo do texto, é possível identificar novas finalidades quanto ao ensino das técnicas esportivas, como a preocupação com os interesses dos alunos que se movimentam, consideração do repertório cultural desses alunos, além de propor que as aulas não se restrinjam à realização desses movimentos, mas também incluam o conhecimento do universo social, político, econômico e cultural das manifestações esportivas.

Palavras-chave


Ensino. Educação Física e treinamento. Características culturais.

Texto completo:

PDF português PDF inglês


DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.2549

Direitos autorais




Movimento

Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | UFRGS
Endereço: Rua Felizardo, 750, Jardim Botânico, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, CEP 90690-200
E-mail: movimento@ufrgs.br
 

Bases de Dados Indexadoras

 

                            

 

Apoio

 

        

 

Licença de cópias e declaração de boas práticas de avaliação

 

 Licença Creative CommonsSan Francisco Declaration on Research Assessment