DO GIRO LINGUÍSTICO AO GIRO ONTOLÓGICO NA ATIVIDADE EPISTEMOLÓGICA EM EDUCAÇÃO FÍSICA

Felipe Quintão Almeida, Alexandre Fernandez Vaz

Resumo


Apresenta a interpretação que parte da educação física brasileira realiza da virada e/ou do giro linguístico no âmbito de sua atividade epistemológica. Descreve a reação sugerida (inflexão ontológica) com o objetivo de se contrapor àquela presença. Conclui com algumas implicações da reação proposta para a atividade epistemológica em educação física.

 


Palavras-chave


Conhecimento. Linguagem. Marxismo. Educação Física.Ontologia.

Texto completo:

PDF-BR


DOI: https://doi.org/10.22456/1982-8918.12485

Direitos autorais




Movimento

Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança | Universidade Federal do Rio Grande do Sul | UFRGS
Endereço: Rua Felizardo, 750, Jardim Botânico, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, Brasil, CEP 90690-200
E-mail: movimento@ufrgs.br
 

Bases de Dados Indexadoras

 

                            

 

Apoio

 

        

 

Licença de cópias e declaração de boas práticas de avaliação

 

 Licença Creative CommonsSan Francisco Declaration on Research Assessment