FROM THE LINGUISTIC TURN TO THE ONTOLOGICAL TURN ON THE EPISTEMOLOGICAL ACTIVITY IN PHYSICAL EDUCATION

Authors

  • Felipe Quintão Almeida UFES
  • Alexandre Fernandez Vaz Doutor em Ciências humanas e Sociais. Pesquisador CNPq. UFSC, Florianópolis, Santa Catarina,

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.12485

Keywords:

Conhecimento. Linguagem. Marxismo. Educação Física.Ontologia.

Abstract

This paper reflexes of the interpretation of the linguistic turn within the epistemological activity in physical education. It describes the suggested reaction (ontological inflection) aimed at opposing to that presence. It concludes with some implications of the proposed reaction for the epistemological activity in physical education.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Felipe Quintão Almeida, UFES

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Catarina (CED/UFSC). Doutorando em Educação pela mesma instituição (CED/UFSC). Tem experiência na área de Educação e Educação Física, com ênfase nas discussões concernentes às suas atividades epistemológicas. Compõe a equipe editorial da Revista Brasileira de Ciências do Esporte (RBCE) e a comissão científica do Grupo de Trabalho Temático Epistemologia, ambos do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte (CBCE). Entre outros trabalhos, destaca-se a co-autoria do livro Emancipação e diferença na educação: uma leitura com Bauman (São Paulo: Autores Associados, 2006).

Alexandre Fernandez Vaz, Doutor em Ciências humanas e Sociais. Pesquisador CNPq. UFSC, Florianópolis, Santa Catarina,

Doutor pela Universidade de Hannover, professor dos Programas de Pós-graduação em Educação e Interdisciplinar em Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Coord. do Núcleo de Estudos e Pesquisas Educação e Sociedade Contemporânea (CED/UFSC/UFPR/CNPq). Pesquisador CNPq.

Published

2010-05-08

How to Cite

ALMEIDA, F. Q.; VAZ, A. F. FROM THE LINGUISTIC TURN TO THE ONTOLOGICAL TURN ON THE EPISTEMOLOGICAL ACTIVITY IN PHYSICAL EDUCATION. Movimento, [S. l.], v. 16, n. 3, p. 11–28, 2010. DOI: 10.22456/1982-8918.12485. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/12485. Acesso em: 24 jun. 2025.

Issue

Section

Original Articles