Preocupaciones pedagógicas de los estudiantespracticantes de Educación Física de diferentes domicilios sociales de Uruguay

Autores

  • Verónica Gabriela Silva Piovani UFSC
  • Jorge Both Prefeitura Municipal de Florianópolis UFSC
  • Juarez Vieira do Nascimento UFSC

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.23380

Palavras-chave:

Capacitação. Pedagogia. Educação Física. Estágios

Resumo

O objetivo do estudo foi analisar as preocupações pedagógicas dos estudantes-estagiários de dois cursos de formação de professores uruguaios de Educação Física. O instrumento de pesquisa esteve composto por: questionário sócio-demográfico, a “Escala de Preocupações Pedagógicas do Professor” e três questões abertas relacionadas às preocupações pedagógicas. Para verificar possíveis associações entre as variáveis investigadas, utilizou-se o teste qui-quadrado e a análise de conteúdo das respostas às questões abertas. Os resultados encontrados revelaram maior preocupação dos estudantes-estagiários uruguaios com o impacto do ensino e consigo próprio do que propriamente com a tarefa de ensinar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Verónica Gabriela Silva Piovani, UFSC

Profesora del Consejo de Educación Inicial y Primaria-Uruguay
Mestranda em Educação Física pela

Jorge Both, Prefeitura Municipal de Florianópolis UFSC

Doutorando em Educação Física

Juarez Vieira do Nascimento, UFSC

Professor Doutor do Centro de Desportos

Downloads

Publicado

2012-10-20

Como Citar

SILVA PIOVANI, V. G.; BOTH, J.; NASCIMENTO, J. V. do. Preocupaciones pedagógicas de los estudiantespracticantes de Educación Física de diferentes domicilios sociales de Uruguay. Movimento, [S. l.], v. 18, n. 4, p. 77–98, 2012. DOI: 10.22456/1982-8918.23380. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/23380. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais