O Processo de Privatização da Educação Infantil no Âmbito do Fundeb

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Palavras-chave:

Política Educacional. Fundeb. Privatização na Educação Infantil. Educação Infantil no Município de Campo Grande. Educação Infantil no Município de Porto Alegre.

Resumo

Este artigo desvela o processo de privatização na educação infantil por meio do Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) em duas capitais: Campo Grande (MS) e Porto Alegre (RS) de 2009 a 2020. Trabalhamos com a legislação educacional, dados do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, dados do Laboratório de Políticas Educacionais da UFPR, dados dos sistemas de ensino nas respectivas capitais e material de imprensa. Constatamos que os dois casos apresentaram, no período em tela, processos distintos no que tange ao processo de privatização da educação infantil por meio do Fundeb.

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Biografia do Autor

Monique Robain Montano, Secretaria Municipal de Educação (SMED), Porto Alegre/RS

Monique Robain Montano pertence ao Grupo de Pesquisa Relação entre o Público Privado em Educação (GPRPPE) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Vera Maria Vidal Peroni, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS

Vera Maria Vidal Peroni é doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, Brasil (1999). Professora Titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Brasil.

Maria Dilnéia Espíndola Fernandes, Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Campo Grande/MS

Maria Dilnéia Espíndola Fernandes é doutora em Educação pela Universidade Estadual de Campinas, Brasil (2001). Professora Titular da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Brasil.

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Publicado

2021-10-14

Como Citar

Montano, M. R., Peroni, V. M. V., & Fernandes, M. D. E. (2021). O Processo de Privatização da Educação Infantil no Âmbito do Fundeb. FINEDUCA - Revista De Financiamento Da Educação, 11. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/fineduca/article/view/113825

Edição

Seção

Seção Temática - Os Recursos Públicos em Disputa: reflexões sobre a privatização da educação em distintos contextos

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