Um olhar sobre a evolução da legislação acerca da valorização docente no Brasil

Autores

  • Aline Kazuko Sonobe Universidade de São Paulo (USP), São Paulo/SP – Brasil
  • José Marcelino de Rezende Pinto Universidade de São Paulo (USP), São Paulo/SP – Brasil

DOI:

https://doi.org/10.17648/fineduca-2236-5907-v5-68057

Palavras-chave:

Valorização Docente. Política Educacional. Piso Salarial Profissional Nacional.

Resumo

Este trabalho visa analisar a evolução da legislação brasileira acerca da valorização docente. Com base na análise da legislação educacional, podemos observar que, apesar da valorização docente ser uma discussão constante há muito tempo no ordenamento legal do país, com a presença de temas como remuneração condigna, condições de trabalho adequadas, entre outros fatores, ainda é cedo para afirmar que os profissionais da educação serão valorizados como deveriam, uma vez que o que está estabelecido na lei ainda está distante da realidade, apesar de diversas conquistas alcançadas nos últimos tempos. Assim, podemos afirmar que não bastam mudanças legais para se garantir a valorização docente no Brasil, sendo imprescindível muita luta e mobilização social.

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Biografia do Autor

Aline Kazuko Sonobe, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo/SP – Brasil

Aline Kazuko Sonobe é Mestre em Educação pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

José Marcelino de Rezende Pinto, Universidade de São Paulo (USP), São Paulo/SP – Brasil

José Marcelino de Rezende Pinto possui Pós-Doutorado, é Professor Associado da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. 

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Publicado

2015-12-30

Como Citar

Sonobe, A. K., & Pinto, J. M. de R. (2015). Um olhar sobre a evolução da legislação acerca da valorização docente no Brasil. FINEDUCA - Revista De Financiamento Da Educação, 5. https://doi.org/10.17648/fineduca-2236-5907-v5-68057

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