O perfil dos docentes não concursados na rede estadual de ensino de São Paulo
DOI:
https://doi.org/10.17648/fineduca-2236-5907-v6-68141Palavras-chave:
Perfil dos Professores. Rede Estadual de Ensino de São Paulo. Contrato Temporário de Trabalho.Resumo
As condições de trabalho dos professores vêm sendo objeto de diversos debates e estudos no Brasil. Mais recentemente, ganharam notoriedade as questões relativas à situação contratual desses professores, visto que muitos daqueles que atuam nas redes públicas pelo Brasil não ingressaram na carreira pela via do concurso público, tendo, assim, diferentes vínculos empregatícios com o Estado. Ao constatar a presença de muitos docentes ativos com contrato temporário na Rede de Estadual de Ensino de São Paulo, esse estudo teve como objetivo comparar o perfil dos docentes com condições contratuais diferentes nesta rede. Para tanto, utilizou-se como fonte os Microdados do Censo Escolar de 2011 a 2013, cujo banco foi elaborado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia vinculada ao Ministério da Educação. Em linhas gerais, constatou-se que as diferenças significativas entre docentes efetivos/estáveis e temporários se dão em grande parte na faixa etária e, com menos intensidade, na raça/cor dos docentes. Em contraste, tem-se que os professores efetivos/estáveis e temporários possuem um perfil parecido nas outras variáveis que observamos: gênero, escolaridade e tipo de Instituição de Ensino Superior.
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