O Piso Salarial Profissional Nacional dos professores da educação básica pública: desafios atuais e perspectivas
DOI:
https://doi.org/10.17648/fineduca-2236-5907-v5-68058Palabras clave:
Piso Salarial Profissional Nacional. Remuneração Docente. Financiamento da Educação Básica. Valorização Profissional.Resumen
O artigo analisa os desafios atuais e as perspectivas da Lei nº 11.738/2008, que instituiu o Piso Salarial Profissional Nacional (PSPN) como política pública voltada para a valorização dos profissionais do magistério público da educação básica.Os dados revelam que o Brasil ao longo de sua história enfrenta dificuldades para implementar políticas públicas, acompanhadas dos aportes financeiros necessários, para melhorar a remuneração dos profissionais do magistério público. Devido a isso têm ocorrido diversas implicações sobre a situação profissional dos professores e da qualidade da educação pública. Assim, a política de valorização profissional por meio de piso salarial tem se desenvolvido em um contexto de recursos financeiros insuficientes que têm rebatimentos no descumprimento da referida lei pelos gestores estaduais e municipais.
Descargas
Citas
ALVES, Pinto; PINTO, José Marcelino de Rezende. Remuneração e características do trabalho docente no Brasil: um aporte. Caderno de Pesquisa, São Paulo, v. 41, n. 143, maio/ago. 2011.
BARBOSA, Andreza. Implicações dos baixos salários para o trabalho dos professores brasileiros. Revista Educação e Políticas em Debate, Uberlândia, v. 2, n. 2, jul./dez. 2012.
BRASIL. Presidência da República. Lei de 15 de outubro de 1827. Manda criar escolas de primeiras letras em todas as cidades, vilas e lugares mais populosos do império. Disponível em: <https://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/lim/lim-15-10-1827.htm>. Acesso em: 01 set. 2014.
BRASIL. Presidência da República. Lei nº 11.738, de 16 de julho de 2008. Regulamenta a alínea “e” do inciso III do caput do Art. 60 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, para instituir o piso salarial profissional nacional para os profissionais do magistério público da educação básica.
CASTANHA, Andre Paulo. 1827-2007: 180 anos da primeira lei brasileira sobre a escola primária. In: SIMPÓSIO DE EDUCAÇÃO: FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO CONTEXTO DA PEDAGOGIA HISTÓRICO-CRÍTICA, 2007, Cascavel. Anais... Cascavel: UNIOESTE/UFISCAR, 2007.
CONFEDERAÇÃO NACIONAL DOS TRABALHADORES EM EDUCAÇÃO. Retratos da Escola 3, 2003. Disponível em: . Acesso em: 01 set. 2014.
FUNDAÇÃO VICTOR CIVITA. A atratividade da carreira docente no brasil. Estudo realizado pela Fundação Carlos Chagas sob encomenda da Fundação Victor Civita. Revista Nova Escola, Rio de Janeiro, 2010.
GOMES, Raimunda de Souza. A Valorização Docente na Perspectiva dos Professores. CNTE, 2011.
LAPO, Flavinês Rebolo; BUENO, Belmira Oliveira. Professores, desencanto com a profissão e abandono do magistério. Cadernos de Pesquisa, São Paulo, n. 118, p. 65-88, mar. 2003.
LOURENCETTI, Gisela do Carmo. A baixa remuneração dos professores: algumas repercussões no cotidiano da sala de aula. Revista de Educação Pública, Cuiabá, v. 23, n. 52, p. 13-32, jan./abr. 2014.
MANACORDA, Mario. História da Educação: da antiguidade aos nossos dias. 11 ed. São Paulo: Cortez, 2004.
MONLEVADE, João Antonio Cabral de. Valorização salarial dos professores: o papel do Piso Salarial Profissional Nacional como instrumento de valorização dos professores da educação básica. 2000. Tese (Doutorado em Educação) – Programa de Pós-Graduação em Educação, Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2000.
PERES, Tirsa Regazzini. Educação brasileira no Império. In: PALMA FILHO, João Cardoso. Pedagogia Cidadã: cadernos de Formação – história da educação. 3. ed. São Paulo: PROGRAD/UNESP/Santa Clara Editora, 2005.
PINTO, José Marcelino de Rezende. O que explica a falta de professores nas escolas brasileiras? Jornal de Políticas Educacionais, Curitiba, n. 15, p. 3-12, jan./jun. 2014.
PINTO, José Marcelino de Rezende. Remuneração adequada do professor: desafio à educação brasileira. Revista Retratos da Escola, Brasília, v. 3, n. 4, p. 51-57, jan./jun. 2009. Disponível em: <http://www.esforce.org.br>. Acesso em: 01 set. 2014.
SAVIANI, Dermeval. Percorrendo caminhos da educação. Educação e Sociedade, Campinas, v. 23, n. 81, p. 273-290, dez. 2002. Disponível em: <http://www.cedes.unicamp.br>. Acesso em: 01 set. 2014.
SUCUPIRA, Newton. O Ato Adicional de 1834 e a descentralização da educação. In: FÁVERO, Osmar (Org.). A educação nas constituintes brasileiras 1823-1988. 2. ed. Campinas: Autores Associados, 2001. p. 55-68.
TRIBUNAL DE CONTAS DA UNIÃO. Secretaria de Controle Externo da Educação, da Cultura e do Desporto. Relatório de auditoria operacional no ensino médio. Processo TC 007.081/2013-8. Brasília, 2014.
VIEIRA, Juçara Dutra. Piso Salarial Nacional dos Educadores: dois séculos de atraso. Brasília: CNTE, LGE, 2010.
VIEIRA, Juçara Dutra. Piso salarial para os educadores brasileiros: quem toma partido? Campinas: Autores Associados, 2013.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
- Los autores mantienen los derechos autorales y conceden a la revista el derecho de primera publicación, con el trabajo simultáneamente licenciado bajo la Licencia Creative Commons Attribution que permite compartir el trabajo con reconocimiento de la autoría y publicación inicial en esta revista.
- Los autores tienen autorización para asumir contratos adicionales separadamente, para distribución no-exclusiva de la versión del trabajo publicada en esta revista (ej.: publicar em repositorio institucional o como capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Los autores tienen permiso y son estimulados a publicar y distribuir su trabajo online (ej.: en repositorios institucionales o en su página personal) a cualquier punto antes o durante el proceso editorial, ya que eso puede generar alteraciones productivas, así como aumentar el impacto y la citación del trabajo publicado (Vea El Efecto del Acceso Libre).