Política estadual de descentralização financeira a Centros de Educação de Jovens e Adultos no Rio de Janeiro

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22491/2236-5907139748

Palavras-chave:

Educação de Jovens e Adultos, Centros de Educação de Jovens e Adultos, Política estadual de descentralização financeira

Resumo

O artigo, recorte de uma tese de doutorado que investigou a participação e o controle social na gestão financeira de Centros de Educação de Jovens e Adultos (CEJA), por constituir parte integrante da política pública de financiamento da  educação no país, apresenta reflexões sobre a política estadual de descentralização financeira aos                CEJA. A pesquisa de origem, um estudo de casos, realizado em cinco CEJA, no estado do Rio    de Janeiro, objetivou compreender como se faz o exercício do controle social, e se esse exercício e a participação que ele exige contribuem para a qualidade da gestão pública escolar. Realizou-se levantamento documental e observação sistemática desses espaços e, por meio de questionários, captaram-se concepções de estudantes, professores e funcionários; complementarmente, entrevistaram-se, também, gestores, buscando saber como, por que e para que se participa e se exerce o controle social sobre recursos financeiros descentralizados aos CEJA. Indícios encontrados nos conteúdos e em algumas práticas observadas no campo empírico sustentam a validade da hipótese formulada, ampliando a compreensão do referencial teórico adotado, não sem perceber os limites que a realidade impõe a esse exercício, o que compromete a efetividade das práticas, especificamente quanto à gestão financeira, que permanece sendo o desafio a ser enfrentado.

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Biografia do Autor

Luciana Bandeira Barcelos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Rio de Janeiro/RJ – Brasil

Luciana Bandeira Barcelos é professora da Faculdade de Educação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), Departamento de Educação Inclusiva e Continuada - Educação de Jovens e Adultos. Doutorado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2018) e Mestrado em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2013). Especialista em Gestão da Educação Pública, pela Universidade Federal de Juiz de Fora / MG (2007). Licenciada em Pedagogia, com habilitação em Supervisão Escolar e Magistério Disciplinas Pedagógicas, pela Faculdade de Filosofia de Campo Grande / FEUC / RJ (2005).

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Publicado

2024-11-08

Como Citar

Barcelos, L. B. (2024). Política estadual de descentralização financeira a Centros de Educação de Jovens e Adultos no Rio de Janeiro. FINEDUCA - Revista De Financiamento Da Educação, 14. https://doi.org/10.22491/2236-5907139748

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