Idukason di infánsia na Santiago Norte ku kes bran- bran di pandimia di COVID 19 (A Educação de Infância em Santiago Norte e os desafios da pandemia da Covid-19)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.22491/2236-5907119505

Palavras-chave:

Educação Pré-Escolar, Género, Classes Sociais, Atividades pedagógicas, Covid-19

Resumo

O presente estudo tem como objetivo clarificar o impacto da pandemia da Covid-19 na educação pré-escolar na região de Santiago Norte, ilha de Santiago, Cabo Verde. A abordagem metodológica usada foi do tipo qualitativa e os dados foram recolhidos usando a técnica da entrevista. Em Cabo Verde, conclui-se, no plano socioeducativo, a educação de infância sofreu o impacto da Covid-19, com especial incidência nas famílias mais desfavorecidas no plano social, económico e cultural. Ao nível das práticas pedagógicas, a pandemia teve um grande impacto psicopedagógico, pois houve modificações nas atividades diárias, facto que interferiu na ação pedagógica, sobretudo em termos de estímulo à autonomia e desenvolvimento de relações interpessoais entre as crianças, embora tenham ficado mais tempo com as famílias em casa. No plano profissional, a precariedade das relações de trabalho pesou durante a pandemia, principalmente em alguns jardins privados, que tiveram dificuldades e atrasos em nível salarial, e a previdência social não pôde cobrir ou comparticipar em todos os casos. Sendo assim, vislumbra-se a necessidade de o Estado[1] assumir com maior efetividade as profissionais da educação pré-escolar.

 

[1]     Mesmo sabendo que a maioria dos Jardins-de-Infância pertence ao Estado (Câmaras Municipais), e os profissionais são pagos por essas instituições, deve-se referir que não há uniformidade no enquadramento administrativo e financeiro.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Catarina Furtado Fernandes Delgado, Universidade de Cabo Verde, Praia/Santiago – Cabo Verde

Catarina Furtado Fernandes Delgado é docente na Faculdade de Educação e Desporto da Universidade de Cabo Verde.

Leila Eleanor Monteiro Veiga, Universidade de Cabo Verde, Praia/Santiago – Cabo Verde

Leila Eleanor Monteiro Veiga é Docente na Faculdade de Educação e Desporto- Matemática da Universidade de Cabo Verde

Eleutério Moniz Afonso, Universidade de Cabo Verde, Praia/Santiago – Cabo Verde

Eleutério Moniz Afonso é docente na Faculdade de Educação e Desporto-Línguas e Literatura da Universidade de Cabo Verde.

Referências

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. São Paulo: Edições 70, 2011.

CABO VERDE com caso suspeito de coronavírus. VOA Português, 03 mar. 2020. Disponível em: https://www.voaportugues.com/a/cabo-verde-com-caso-suspeito-de-coronav%C3%ADrus/5312691.html. Acesso em: 20 out. 2021.

CABO VERDE. Ministério da Educação. Anuário estatístico da Educação. Praia, 2016.

CABO VERDE. Ministério da Educação. Orientações pedagógicas para a educação pré-escolar. Praia, 2017a.

CABO VERDE. Ministério da Educação. Plano Estratégico para a Educação. Praia, 2017b.

CABO VERDE. Decreto-legislativo nº13/2018 de 7 de dezembro, alteração da Lei de Bases do Sistema Educativo. Boletim Oficial, Praia, 2018.

CABO VERDE. Ministério da Educação. Orientações para o ano letivo 2019/2020. Praia, 2019.

CABO VERDE. Ministério da Educação. Orientações para o ano letivo 2020/2021. Praia, 2020.

CABO VERDE. Ministério da Saúde. Boletim epidemiológico. Praia, 2021. Disponível em: https://covid19.cv/category/boletim-epidemiologico/. Acesso em: 20 out. 2021.

CABO VERDE. Ministério de Educação e Valorização dos Recursos Humanos. Guia de atividades curriculares para os jardins de infância. Praia, s/d.

JERÓNIMO, Miguel Teixeira. O papel da Acção Social na igualdade de oportunidades de O papel da Acção Social na igualdade de oportunidades de Politécnico Público português. 2010. Tese (Doutorado em Ciências da Educação) – Universidade de Extremadura, Badajoz, Espanha, 2010.

KHAN ACADEMY em Português de Portugal. Canal: #EstudoEmCasa - 2.o Ciclo. 2021. Disponível em https://www.youtube.com/channel/UCyhocJbYZIOehpISd7yyNqQ. Acesso em: 20 out. 2021.

MINAYO, Maria Cecília de Souza (Org.). Pesquisa social: teoria, método e criatividade. 21. ed. Petrópolis: Vozes, 2001.

VEIGA, Leila. Formação de professores de matemática e o insucesso na disciplina de matemática. 2018. Tese (Doutorado em Formação de professores, análise da prática educativa e TIC em educação) – Universidade de Extremadura, Badajoz, Espanha, 2018.

ZABALZA, Miguel. Qualidade em educação infantil. Porto Alegre: Artmed, 1998.

Downloads

Publicado

2022-05-17

Edição

Seção

Seção Temática - O Novo FUNDEB e a Qualidade Social da Educação Infantil