GESTÃO FINANCEIRA DESCENTRALIZADA: UMA ANÁLISE DO PROGRAMA DINHEIRO DIRETO NA ESCOLA

Autores

  • Ana Maria de Albuquerque Moreira Universidade de Brasília - Faculdade de Educação

Resumo

Este artigo tem o objetivo de analisar a gestão financeira descentralizada na escola pública como parte de um novo modelo de financiamento de políticas educacionais, que vem se consolidando com o Programa Dinheiro Direto na Escola (PDDE). Esse modelo é forjado na composição de vetores fundamentais para análise das políticas educacionais, especialmente após as reformas educacionais dos anos 1990: descentralização e focalização. Como resultado, a escola pública ganha maior centralidade na execução de políticas educacionais e na gestão dos recursos financeiros destinados a tais políticas.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ana Maria de Albuquerque Moreira, Universidade de Brasília - Faculdade de Educação

Doutora em Políticas e Gestão da Educação, docente do Departamento d Planejamnto e Administração da Educação, da Faculdade de Educação - UnB.

Referências

BARROSO, João. O estudo da autonomia da escola: da autonomia decretada à autonomia construída. In: O estudo da escola/ Barroso, João (org.). Portugal : Porto Editora, 1996.

CRUZ, Rosana Evangelista. Federalismo e financiamento da educação: a política do FNDE em debate. In: GOUVEIA, A.B.; PINTO, J.M.R.; CORBUCCI, P.R.(Orgs.). Federalismo e políticas educacionais na efetivação do direito à educação no Brasil. Brasília : IPEA, 2011.

FARENZENA, N. Políticas de assistência financeira da União no marco das responsabilidades (inter)governamentais em educação básica. In: GOUVEIA, A.B.; PINTO, J.M.R.; CORBUCCI, P.R.(Orgs.). Federalismo e políticas educacionais na efetivação do direito à educação no Brasil. Brasília : IPEA, 2011.

PARO, Vitor Henrique. Políticas educacionais: considerações sobre o discurso genérico e a abstração da realidade. In: DOURADO, L.F.; PARO, V.H. (Orgs). Políticas públicas & educação básica. São Paulo : Xamã, 2001.

MOREIRA, Ana Maria de Albuquerque. A gestão de recursos financeiros na escola: o caso do Programa Dinheiro Direto na Escola. Dissertação de Mestrado. Universidade de Brasília, 1999.

VIEIRA, Sofia Lerche. Políticas internacionais e educação – cooperação ou intervenção? In: DOURADO, L.F.; PARO, V.H. (Orgs). Políticas públicas & educação básica. São Paulo : Xamã, 2001.

OLIVEIRA, Dalila Andrade. Regulação e avaliação de políticas públicas educacionais. In: DOURADO, L.F. (Org.). Políticas e gestão da educação no Brasil: novos marcos regulatórios. São Paulo : Xamã, 2009.

Downloads

Publicado

2012-11-21

Edição

Seção

Artigos