CONSECUENCIAS DE LA VIOLENCIA ARMADA EN RIO DE JANEIRO PARA LAS CLASES DE EDUCACIÓN FÍSICA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.94407

Palabras clave:

Educación Física. Violencia. Áreas de pobreza. Escuela.

Resumen

El objetivo de este estudio fue analizar y comprender los desdoblamientos de la violencia armada en las clases de Educación Física (EF) en una escuela ubicada en una región de conflicto entre traficantes y policía. Se trata de un estudio etnográfico, que utiliza la observación participante y entrevistas semiestructuradas. Se constató que los cuerpos de los alumnos y profesores en los espacios abiertos de EF están más expuestos a los riesgos de victimización que en las clases de otras disciplinas en este locus. Las repercusiones de los conflictos permanecen por días, incluso después de que los enfrentamientos hayan acabado, extendiendo el tiempo de los reflejos sutiles.

 

 

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Biografía del autor/a

Leonardo Carmo Santos, Universidade Salgado de Oliveira, Niterói, RJ, Brasil.

Graduação em Educação Física pela Universidade Gama Filho, Mestrado em Ciências da Atividade Física pela Universidade Salgado de Oliveira e Especialista em Educação Física Escolar pela Universidade Cândido Mendes. Cursando bacharelado em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense (UFF). Tem interesse em temáticas de pesquisa que entrecruzem os temas Corpo, Cultura, Educação Física, Educação e Violência. Membro do grupo de pesquisa NUPAERER/UNIVERSO (Núcleo de Pesquisa-Ação do Esporte e Relações Étnico-Raciais). Avaliador do Programa Nacional do Livro e do Material Didático (PNLD 2019/MEC) para a área da Educação Física. Atualmente é Docente no Ensino Fundamental I e Educação Infantil (SME/RJ), na Fundação Municipal de Educação da Cidade de Niterói (FME/Niterói) atuando em turmas bilíngues (Libras/Português) e no bacharelado em Educação Física na Faculdade Gama e Souza (RJ). Tem experiência nas áreas de Educação Física, Educação, Educação de Surdos, Natação e Atividades Aquáticas.

Carlos Alberto Figueiredo da Silva, Universidade Salgado de Oliveira, Niterói, RJ, Brasil.

Professor titular da Universidade Salgado de Oliveira, no programa de mestrado em Ciências da Atividade Física. Professor convidado da Universidade do Porto, no programa de mestrado em Gestão do Desporto. Bacharel em Direito pela Universidade Federal Fluminense e licenciado pela Universidade Gama Filho em Educação Física. Realizou estágio de pós-doutoramento na Universidade do Porto; MBA Executivo COPPEAD-UFRJ, doutorado e mestrado em Educação Física e Cultura pela Universidade Gama Filho. Atua no ensino superior desde 1979 como professor e na gestão educacional desde 2002, tendo ocupado diversos cargos, entre eles: Coordenador de Curso, Diretor de Pesquisa, Pró-Reitor de Ensino e Pesquisa, Vice-reitor Acadêmico e Vice-reitor de Pesquisa, Extensão e Inovação. Realizou diversos cursos de atualização na área da gestão em Trinity College, Babson College, Universidade de São Diego, Universidade de Warwick, entre outras. É membro da Aliança Intercontinental de Gestão do Desporto, avaliador de instituições de ensino superior do Ministério da Educação, membro de conselhos e comitês editoriais em várias revistas científicas e editor da Revista Intercontinental de Gestão Desportiva. No campo empresarial, fundou em 1996 A O-til Produções e Eventos, empresa que desenvolve suas ações no campo artístico e esportivo até o presente. A produção acadêmica inclui 70 artigos publicados, 14 livros e 37 capítulos de livro. Tem experiência na área de gestão, ensino, pesquisa e extensão, principalmente, nos seguintes temas: relações étnico-raciais, educação física e esporte, gestão do esporte, educação física escolar, racismo, etnometodologia.

Publicado

2020-05-13

Cómo citar

SANTOS, L. C.; SILVA, C. A. F. da. CONSECUENCIAS DE LA VIOLENCIA ARMADA EN RIO DE JANEIRO PARA LAS CLASES DE EDUCACIÓN FÍSICA. Movimento, [S. l.], v. 26, p. e26036, 2020. DOI: 10.22456/1982-8918.94407. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/94407. Acesso em: 24 jun. 2025.

Número

Sección

Artículo Original

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