PROGRAMAS DE POSGRADO STRICTO SENSU EN EDUCACIÓN FÍSICA EN BRASIL: DIVERSIDADES EPISTEMOLÓGICAS EN LA SUBÁREA PEDAGÓGICA

Autores/as

  • Leonardo do Couto Gomes UFPR
  • Heitor Luiz Furtado UFPR
  • Marcílio Barbosa Mendonça de Souza Junior UPE
  • Marcelo Moraes e Silva UFPR

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.84501

Palabras clave:

Programas de Posgrado. Educación Física. Enseñanza.

Resumen

 

El presente artículo objetivó mapear las diversidades epistemológicas en la subárea pedagógica en los programas de posgrado en Educación Física de las universidades brasileñas. Para ello se realizó un estudio exploratorio descriptivo que tuvo como fuente de datos la Plataforma Sucupira, Currículo Lattes y las páginas en línea de los programas. Se encontraron 36 programas, con un cuerpo de 807 profesores acreditados. Se concluye la existencia de un creciente y significativo aumento en el número de programas y docentes vinculados a la subárea pedagógica, con la presencia de una heterogeneidad epistemológica en esta subárea, a pesar de que se constata una predominancia hegemónica de la vertiente Biodinámica en los Programas de Posgrado en Educación Física en Brasil.

 


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Biografía del autor/a

Leonardo do Couto Gomes, UFPR

Aluno de mestrado pelo Programa de pós-graduação em Educação Física da Universidade Federal do paraná, na área de Esporte, Lazer e Sociedade (2018). Graduado em Educação Física - Licenciatura pela Universidade Federal do Paraná (2017). Estudos voltados a área sociocultural do esporte e da Educação Física, envolvendo História, Sociologia e Filosofia.

Heitor Luiz Furtado, UFPR

Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Fundação Universidade Regional de Blumenau FURB (2009). Mestre em Educação pela Universidade do Vale Do Itajaí UNIVALI (2012). Atualmente é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação Física UFPR na linha de pesquisa Esporte, Lazer e Sociedade. Professor na Universidade Regional de Blumenau FURB e na Universidade do Vale do Itajaí. Possui experiência em educação física escolar, direcionando seus estudos para a área da epistemologia da educação física, futebol e futsal e história do esporte.

Marcílio Barbosa Mendonça de Souza Junior, UPE

Marcílio Souza Júnior é Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Especialista em Pedagogia do Esporte pela mesma IES e Licenciado em Educação Física pela Universidade de Pernambuco (UPE). Atualmente é Professor adjunto da Escola Superior de Educação Física (ESEF) da UPE, atuando na graduação, na especialização e no Mestrado em Educação Física. Publicou artigos em periódicos especializados em Educação e Educação Física. Possui capítulos de livros e 1 livro publicados, tratando acerca dos aspectos históricos, pedagógicos e curriculares da Educação Física na escola de Educação Básica. Orientou vários trabalhos de conclusão de curso de graduação e monografias de especialização, principalmente na área de Educação Física. Atualmente coordena 1 projeto de pesquisa e participa de um outro. Atua na área de Educação, com ênfase em Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação e na Educação Física com ênfase nas questões pedagógicas. Em suas atividades profissionais interagiu com vávios colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Educação, Educação Física, Currículo, Ensino, Didática, Esporte, Ensino superior, Escola, Prática Pedagógica e Formação profissional. É lider do Grupo de Pesquisa Estudos Etnográficos em Educação Física e Esporte (ETHNÓS) da ESEF-UPE e faz parte do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Profissionalização Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE.

Marcelo Moraes e Silva, UFPR

Possui graduação em Educação Física e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Doutorado em Educação na Universidade Estadual de Campinas. Realizou estágio de Pós-Doutorado em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná. Professor Adjunto do Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Paraná, ministrando aulas na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação Física da mesma universidade. Exerce desde de 2016 a Editoria de Seção Sociocultural na Revista Brasileira de Ciência e Movimento (RBCM) e a partir de 2017 é um dos Editores Chefes do The Journal of the Latin American Socio-cultural Studies of Sport (ALESDE). Associado a Société française d?histoire du sport (SFHS), European Committee for the History of Sports (CESH), Associação Latina de Filosofia do Desporto (ALFiD) e Asociación Latinoamericana de Estudios Socioculturales del Deporte (ALESDE). Atua principalmente nos seguintes temas de investigação: Epistemologia da Educação Física/Esportes; Filosofia do Esporte; História do Esporte. Políticas Públicas de Esporte

Publicado

2019-02-27

Cómo citar

GOMES, L. do C.; FURTADO, H. L.; SOUZA JUNIOR, M. B. M. de; MORAES E SILVA, M. PROGRAMAS DE POSGRADO STRICTO SENSU EN EDUCACIÓN FÍSICA EN BRASIL: DIVERSIDADES EPISTEMOLÓGICAS EN LA SUBÁREA PEDAGÓGICA. Movimento, [S. l.], v. 25, p. e25012, 2019. DOI: 10.22456/1982-8918.84501. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/84501. Acesso em: 24 jun. 2025.

Número

Sección

Artículo Original

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