REGULAR GRADUATE PROGRAMS IN PHYSICAL EDUCATION IN BRAZIL: EPISTEMOLOGICAL DIVERSITIES IN THE PEDAGOGICAL SUBAREA

Authors

  • Leonardo do Couto Gomes UFPR
  • Heitor Luiz Furtado UFPR
  • Marcílio Barbosa Mendonça de Souza Junior UPE
  • Marcelo Moraes e Silva UFPR

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.84501

Keywords:

Postgraduate Programs. Physical Education. Teaching.

Abstract

This article mapped epistemological diversities in the pedagogical subarea of Physical Education graduate programs at Brazilian universities. A descriptive exploratory study was conducted, using the Sucupira Platform, the Lattes Curriculum and the programs’ websites as data sources. We found 36 programs, with 807 registered professors. The findings point out that there is growing and significant increase in the number of programs and professors linked to the pedagogical subarea, which is epistemologically heterogeneous, although there is a hegemonic predominance of the Biodynamic component in graduate programs in Physical Education in Brazil.

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Leonardo do Couto Gomes, UFPR

Aluno de mestrado pelo Programa de pós-graduação em Educação Física da Universidade Federal do paraná, na área de Esporte, Lazer e Sociedade (2018). Graduado em Educação Física - Licenciatura pela Universidade Federal do Paraná (2017). Estudos voltados a área sociocultural do esporte e da Educação Física, envolvendo História, Sociologia e Filosofia.

Heitor Luiz Furtado, UFPR

Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Fundação Universidade Regional de Blumenau FURB (2009). Mestre em Educação pela Universidade do Vale Do Itajaí UNIVALI (2012). Atualmente é doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação Física UFPR na linha de pesquisa Esporte, Lazer e Sociedade. Professor na Universidade Regional de Blumenau FURB e na Universidade do Vale do Itajaí. Possui experiência em educação física escolar, direcionando seus estudos para a área da epistemologia da educação física, futebol e futsal e história do esporte.

Marcílio Barbosa Mendonça de Souza Junior, UPE

Marcílio Souza Júnior é Doutor e Mestre em Educação pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Especialista em Pedagogia do Esporte pela mesma IES e Licenciado em Educação Física pela Universidade de Pernambuco (UPE). Atualmente é Professor adjunto da Escola Superior de Educação Física (ESEF) da UPE, atuando na graduação, na especialização e no Mestrado em Educação Física. Publicou artigos em periódicos especializados em Educação e Educação Física. Possui capítulos de livros e 1 livro publicados, tratando acerca dos aspectos históricos, pedagógicos e curriculares da Educação Física na escola de Educação Básica. Orientou vários trabalhos de conclusão de curso de graduação e monografias de especialização, principalmente na área de Educação Física. Atualmente coordena 1 projeto de pesquisa e participa de um outro. Atua na área de Educação, com ênfase em Currículos Específicos para Níveis e Tipos de Educação e na Educação Física com ênfase nas questões pedagógicas. Em suas atividades profissionais interagiu com vávios colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Educação, Educação Física, Currículo, Ensino, Didática, Esporte, Ensino superior, Escola, Prática Pedagógica e Formação profissional. É lider do Grupo de Pesquisa Estudos Etnográficos em Educação Física e Esporte (ETHNÓS) da ESEF-UPE e faz parte do Grupo de Pesquisa Formação de Professores e Profissionalização Docente do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFPE.

Marcelo Moraes e Silva, UFPR

Possui graduação em Educação Física e Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná. Doutorado em Educação na Universidade Estadual de Campinas. Realizou estágio de Pós-Doutorado em Educação Física pela Universidade Federal do Paraná. Professor Adjunto do Departamento de Educação Física da Universidade Federal do Paraná, ministrando aulas na graduação e no Programa de Pós-Graduação em Educação Física da mesma universidade. Exerce desde de 2016 a Editoria de Seção Sociocultural na Revista Brasileira de Ciência e Movimento (RBCM) e a partir de 2017 é um dos Editores Chefes do The Journal of the Latin American Socio-cultural Studies of Sport (ALESDE). Associado a Société française d?histoire du sport (SFHS), European Committee for the History of Sports (CESH), Associação Latina de Filosofia do Desporto (ALFiD) e Asociación Latinoamericana de Estudios Socioculturales del Deporte (ALESDE). Atua principalmente nos seguintes temas de investigação: Epistemologia da Educação Física/Esportes; Filosofia do Esporte; História do Esporte. Políticas Públicas de Esporte

Published

2019-02-27

How to Cite

GOMES, L. do C.; FURTADO, H. L.; SOUZA JUNIOR, M. B. M. de; MORAES E SILVA, M. REGULAR GRADUATE PROGRAMS IN PHYSICAL EDUCATION IN BRAZIL: EPISTEMOLOGICAL DIVERSITIES IN THE PEDAGOGICAL SUBAREA. Movimento, [S. l.], v. 25, p. e25012, 2019. DOI: 10.22456/1982-8918.84501. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/84501. Acesso em: 24 jun. 2025.

Issue

Section

Original Articles

Similar Articles

1 2 > >> 

You may also start an advanced similarity search for this article.