AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES

Autores

  • Felipe da Silva Triani Faculdade Gama e Souza / Laboratório de Estudos e Pesquisas em Representações Sociais na/para Formação de Professores - LAGERES. http://orcid.org/0000-0001-6470-8823
  • Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior Universidade Estadual de Maringá, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação para a Ciência e a Matemática.
  • Cristina Novikoff Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.68898

Palavras-chave:

Educação Física. Docentes. Conhecimento.

Resumo

Objetivou-se identificar e analisar algumas das representações sociais possíveis que os estudantes do curso de Educação Física de uma universidade privada na Baixada Fluminense do Rio de Janeiro podem apresentar sobre a formação de professores. Assim, 16 estudantes de um curso de Educação Física responderam a um questionário cujas respostas foram avaliadas via análise de conteúdo. Os resultados apontam os professores como uma panaceia para os estudantes e, esses, em maioria, não souberam atribuir sentido à formação de professores, mas há o consenso de que o “conhecimento” é importante, mesmo considerando que mais da metade ingressou no curso por afinidade. Portanto, foi concluído que um dos principais indícios das representações sociais que estão presentes no senso comum do grupo de estudantes é que o conhecimento é o elemento mais expressivo na formação de professores e ainda que possuí-lo é a característica mais marcante do bom professor de Educação Física.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Felipe da Silva Triani, Faculdade Gama e Souza / Laboratório de Estudos e Pesquisas em Representações Sociais na/para Formação de Professores - LAGERES.

Mestre em Humanidades, Culturas e Artes pelo Programa de Pós-Graduação em Humanidades, Culturas e Artes da Universidade do Grande Rio - UNIGRANRIO

Carlos Alberto de Oliveira Magalhães Júnior, Universidade Estadual de Maringá, Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Educação para a Ciência e a Matemática.

Doutor em Ensino das Ciências e do Meio Ambiente pela Universidade Estadual de Maringá - UEM

Cristina Novikoff, Universidade Federal de Campina Grande - UFCG

Doutora em Psicologia da Educação Pela Universidade Pontifícia Católica de São Paulo - PUC

Downloads

Publicado

2017-06-21

Como Citar

TRIANI, F. da S.; MAGALHÃES JÚNIOR, C. A. de O.; NOVIKOFF, C. AS REPRESENTAÇÕES SOCIAIS DE ESTUDANTES DE EDUCAÇÃO FÍSICA SOBRE A FORMAÇÃO DE PROFESSORES. Movimento, [S. l.], v. 23, n. 2, p. 575–586, 2017. DOI: 10.22456/1982-8918.68898. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/68898. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos Semelhantes

1 2 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.