ASESORÍA PARA LA ACTIVIDAD FÍSICA EN LA ATENCIÓN PRIMARIA DE SALUD: UNA REVISIÓN INTEGRATIVA

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.104360

Palabras clave:

Asesoría. Educación en salud. Atención primaria de salud. Actividad motora.

Resumen

El objetivo fue sintetizar la producción académica sobre el tema de la asesoría para la actividad física en la atención primaria de salud del Sistema Único de Salud (SUS). Se trata de una revisión integrativa de la literatura, realizada en las bases de datos LILACS, MEDLINE, PubMed y SciELO, publicada hasta diciembre de 2018. Se analizaron 22 estudios, de los cuales 13 fueron observacionales, siete intervenciones y dos cualitativos. La prevalencia de asesoría a usuarios varió del 20% al 59,4% entre los estudios y se observó el perfil de usuarios que más recibieron asesoría (mujeres, personas mayores y personas diagnosticadas con enfermedades crónicas). Los profesionales que más asesoran son: médicos, aquellos que son físicamente activos, que se sienten capaces de aconsejar y que no identifican la falta de tiempo como una barrera. Las intervenciones tuvieron efectos modestos en los niveles de actividad física de los usuarios y en las prácticas de asesoría de los profesionales.

 

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Biografía del autor/a

João Miguel de Souza Neto, Universidade Federal da Paraíba. Pós-Graduação em Educação Física. João Pessoa, PB

Possui graduação no curso de Bacharelado e Licenciatura em Educação Física pelo Centro Universitário de João Pessoa - UNIPÊ (2012) e especialização em Educação Física Escolar pelo Centro Integrado de Tecnologia e Pesquisa - CINTEP (2011). Atualmente é mestre em Educação Física pelo Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física UPE/UFPB e integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas em Epidemiologia da Atividade Física (GEPEAF). Estuda e investiga na linha da Epidemiologia da Atividade Física.

Geraldo Eduardo Guedes de Brito, Universidade Federal da Paraíba. Curso de Educação Física. João Pessoa, PB

Professor Adjunto III do Departamento de Fisioterapia da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) e atual coordenador do curso de graduação em Fisioterapia desta IES.Graduado em Fisioterapia pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2003), mestre em Saúde da Família pela UNESA (2007) e doutor em Saúde Pública pelo Centro de Pesquisas Aggeu Magalhães - FIOCRUZ/PE . Desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão nas áreas de Saúde Coletiva, Atenção Básica e Saúde do Idoso. Docente permanente do Mestrado em Fisioterapia e do em Saúde Coletiva da UFPB e do Mestrado Profissional em Saúde da Família (RENASF). Desenvolve atividades de pesquisa no Laboratório de Estudos e Práticas em Saúde Coletiva (LEPASC/UFPB).

Mathias Roberto Loch, Universidade Estadual de Londrina.Londrina, PR

Possui licenciatura plena em Educação Física (2003) e mestrado em Educação Física (2006) pela Universidade Federal de Santa Catarina. É Doutor em Saúde Coletiva pela Universidade Estadual de Londrina (2013), tendo realizado estágio de doutoramento no Departamento de Medicina Preventiva y Salud Pública da Universidad Autónoma de Madrid. É professor do Departamento de Educação Física da Universidade Estadual de Londrina, onde exerceu o cargo de coordenador do curso de Educação Física - bacharelado (2008-2009). Tem experiência nas áreas de Educação Física e Saúde Coletiva. É sócio fundador da Sociedade Brasileira de Atividade Física e Saúde (foi vice-presidente na gestão 2013-2015 e Diretor Científico na gestão 2016-2017) e da Associação Brasileira de ensino da Educação Física para a Saúde (Abenefs, onde já foi primeiro secretário, fez parte do Conselho de Ética e foi representante na Câmara Técnica Atenção Básica, Saúde da Família e Comunidade, Saúde Coletiva da Comissão Nacional de Residência Multiprofissional em Saúde). Atualmente atua no curso de bacharelado em Educação Física, na residência multiprofissional em Saúde da Família no Programa de Pós Graduação em Saúde Coletiva (docente permanente), da Universidade Estadual de Londrina e é membro da Comissão de Epidemiologia da Associação Brasileira de Saúde Coletiva (ABRASCO).

Sanderson Soares da Silva, Universidade Federal da Paraíba. Curso de Fisioterapia. João Pessoa, PB

Possui Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2003) e Mestrado em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto (2009). Os atuais interesses na pesquisa são: Atividade Física e Saúde Mental, Trabalho Multiprofissional em Saúde, Atuação do Profissional de Educação Física nos Centros de Atenção Psicossocial, Respostas Psicofisiológicas no Esporte e no Exercício, Lazer e Desportos de Aventura. Além disso, interessam-me as discussões sobre a Formação Profissional em Educação Física, Empreendedorismo e Inovação.

Filipe Ferreira da Costa, Universidade Federal da Paraíba. Programa Associado de Pós-Graduação em Educação Física. João Pessoa, PB

Graduado em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2005). Possui especialização em Saúde da Família e em Saúde Pública pelo Departamento de Saúde Pública da UFSC. É doutor e mestre pelo Programa de Pós-graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Educação Física, com ênfase em Atividade Física e Saúde, atuando principalmente nas áreas de Epidemiologia da Atividade Física. Adicionalmente, desenvolve projetos na área de intervenção em saúde coletiva. Atualmente atua na Universidade Federal da Paraíba como professor adjunto do Departamento de Educação Física.

Publicado

2020-11-27

Cómo citar

SOUZA NETO, J. M. de; BRITO, G. E. G. de; LOCH, M. R.; SILVA, S. S. da; COSTA, F. F. da. ASESORÍA PARA LA ACTIVIDAD FÍSICA EN LA ATENCIÓN PRIMARIA DE SALUD: UNA REVISIÓN INTEGRATIVA. Movimento, [S. l.], v. 26, p. e26075, 2020. DOI: 10.22456/1982-8918.104360. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/104360. Acesso em: 24 jun. 2025.

Número

Sección

Ensayos