"GYMNASTICA AND EDUCAÇÃO PHYSICA”: PHYSICAL EDUCATION KNOWLEDGE AT NORMAL AND ELEMENTARY SCHOOLS AND AT DISTRICT SCHOOLS OF RIO GRANDE DO SUL IN THE LATE 19thAND EARLY 20th CENTURIES

Authors

  • Tuany Defaveri Begossi Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS, Brasil.
  • Janice Zarpellon Mazo Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS, Brasil.
  • Ester Liberato Pereira Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Montes Claros/MG, Brasil.
  • Raquel da Silveira Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS, Brasil.

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.90208

Keywords:

Teacher training. History. Physical Education. Gymnastics.

Abstract

This paper explores the role played by Gymnastics and Physical Education in the training of elementary school teachers in Rio Grande do Sul, Brazil, in 1877-1909. We analyzed the state’s legal documents, especially those providing guidelines related to educational structures in the period. The interpretation of research materials, based on the theoretical contributions of History of Academic and School Disciplines and Disciplinary Knowledges, indicated that the inclusion of contents referring to Gymnastica and Educação Physica in the curriculum gained increasing importance in the state’s educational scene, particularly regarding teacher training. Thus, that inclusion may have influenced the establishment of pioneering actions carried out in the years after the period investigated.

 

 

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Tuany Defaveri Begossi, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS, Brasil.

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano (PPGCMH), na linha de pesquisa Representações Sociais do Movimento Humano, da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID), da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestra em Ciências do Movimento Humano pelo PPGCMH/ESEFID/UFRGS (2017). Bacharela em Educação Física pela ESEFID/UFRGS (2015). Licenciada em Educação Física pela ESEFID/UFRGS (2013). Membro do Núcleo de Estudos em História do Esporte e da Educação Física (NEHME/UFRGS). Atua principalmente nos seguintes temas: Estudos históricos e socioculturais do Esporte e da Educação Física, Esporte Paralímpico e Adaptado e Formação de professores.

Janice Zarpellon Mazo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS, Brasil.

Professora associada da Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança (ESEFID) da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Doutorado em Ciências do Desporto pela Universidade do Porto (UP). Mestrado em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM). Especialização em Técnica Desportiva Voleibol e Especialização em Pesquisa Curricular. Licenciatura em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria. Tem experiência na área da Educação Física e atua, principalmente, com os seguintes temas: História do Esporte; História da Educação Física; Estudos Histórico-Culturais sobre o esporte para pessoas com deficiência e pessoas surdas.

Ester Liberato Pereira, Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes), Montes Claros/MG, Brasil.

Doutora em Ciências do Movimento Humano pelo Programa de Pós-Graduação em Ciências do Movimento Humano na ESEFID da UFRGS, na linha de pesquisa Representações Sociais do Movimento Humano. Professora efetiva do Departamento de Educação Física e do Desporto (DEFD) da Universidade Estadual de Montes Claros - Unimontes, onde atua nos cursos de Bacharelado e Licenciatura em Educação Física. Atualmente, responde pela Assessoria de Projetos Especiais da Pró-Reitoria de Ensino da Unimontes. Mestre em Ciências do Movimento Humano da ESEF/UFRGS. Especialista em Equoterapia pela Universidade Tuiuti do Paraná (UTP). Licenciatura plena em Educação Física pela ESEF/UFRGS. Experiência na área de pesquisa em Educação Física, com ênfase em História do Esporte e da Educação Física, Introdução à Educação Física, Campo Profissional da Educação Física, Estudos Socioculturais do Lazer e do Esporte, Esporte Adaptado, Esporte Paralímpico, Práticas Equestres (Hipismo) e Equoterapia. É coordenadora do Grupo de Estudos em História do Esporte e da Educação Física, o qual faz parte do Laboratório de Estudo, Pesquisa e Extensão do Lazer (Ludens), do DEFD da Unimontes. É membro do Núcleo de Estudos em História do Esporte e da Educação Física (NEHME) da ESEF/UFRGS e do Grupo de Estudos e Pesquisas em Neurociência, Exercício, Saúde e Esporte (GENESEs), do DEFD da Unimontes. Também é Membro Pesquisador junto à Academia Paralímpica Brasileira (APB).

Raquel da Silveira, Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Porto Alegre/RS, Brasil.

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2004), mestrado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2008) e doutorado em Ciências do Movimento Humano pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016). Atualmente é docente da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Tem experiência na área de Educação Física, atuando principalmente nos seguintes temas: lazer, ciência, lutas e Educação Física escolar. 

Published

2019-06-04

How to Cite

BEGOSSI, T. D.; MAZO, J. Z.; PEREIRA, E. L.; SILVEIRA, R. da. "GYMNASTICA AND EDUCAÇÃO PHYSICA”: PHYSICAL EDUCATION KNOWLEDGE AT NORMAL AND ELEMENTARY SCHOOLS AND AT DISTRICT SCHOOLS OF RIO GRANDE DO SUL IN THE LATE 19thAND EARLY 20th CENTURIES. Movimento, [S. l.], v. 25, p. e25035, 2019. DOI: 10.22456/1982-8918.90208. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/90208. Acesso em: 24 jun. 2025.

Issue

Section

Original Articles