ABOUT CHILDREN’S BODY CULTURE: DIFFERENCES AND MEANINGS PRODUCED DURING PHYSICAL EDUCATION CLASSES
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.72415Keywords:
Criança. Corpo. Antropologia. Educação Física.Abstract
Este artigo tem como objetivo compreender como as diferenças e os significados são produzidos nas aulas de Educação Física (EF) a partir das dinâmicas culturais infantis, envolvendo os processos de diferenciação que ocorrem no corpo das crianças. Um estudo de cunho etnográfico foi realizado em uma turma de quarto ano de uma escola pública na cidade de Jundiaí/SP, composta por vinte e seis crianças, contribuindo com as discussões desempenhadas neste artigo sobre sua construção cultural do corpo nas aulas de Educação Física, entendendo que as diferenças produzidas e estabelecidas entre as crianças estão em constante transformação e atreladas aos conhecimentos específicos da EF. Por meio deste estudo, concluímos que a mediação pedagógica favorece a construção de novos conhecimentos a partir das diferenças estabelecidas, considerando a construção cultural do corpo das crianças e relativizando as marcas produzidas neste corpo dentro e fora da escola.
Downloads
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Movimento adopts the Creative Commons Attribution 4.0 International (CC BY 4.0) for approved and published works. This means that authors:
- keep their copyrights and grant right of first publication to the journal; and
- as long as the authors’ names and Movimento’s initial publication rights are acknowledged, the authors may share (copy and redistribute the material in any medium or format) and adapt (remix, transform, and build upon the material for any purpose, even commercially).
