ANÁLISE DAS PRÁTICAS E O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: IMPLICAÇÕES PARA A FUNDAMENTAÇÃO DA EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA PROFISSIONAL

Autores

  • Luiz Gustavo Bonatto Rufino UNESP Rio Claro
  • Larissa Cerignoni Benites Universidade Estadual de Santa Catarina - UDESC.
  • Samuel de Souza Neto UNESP Rio Claro

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.62108

Palavras-chave:

Educação Física e Treinamento. Ensino. Educação. Educação profissional.

Resumo

Objetivou-se, neste estudo, analisar e compreender as possibilidades de utilização de estratégias da Análise das Práticas (AP) para o engendramento da epistemologia da prática profissional, apresentando algumas técnicas e formas de uso que podem contribuir com os processos de formação de professores de Educação Física. Essas estratégias têm como desdobramento corroborar a análise dos saberes docentes, bem como tornarem-se possíveis instrumentos para os processos formativos e para as investigações científicas. Além disso, podem colaborar com o aprimoramento do trabalho docente na Educação Física, contribuindo com a valorização e o fortalecimento de sua legitimidade social. Por fim, considera-se fundamental que os professores possam compreender que suas ações engendram uma diversidade de saberes que muitas vezes ficam restritos ao âmbito privado. Dessa forma, a Educação Física pode se apropriar dessas estratégias, integrando-as ao conjunto de ações que permitam conceder à prática o estatuto de importância que lhe deve ser atribuído.

 

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Biografia do Autor

Luiz Gustavo Bonatto Rufino, UNESP Rio Claro

Graduado em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista, Unesp Rio Claro (bacharel e licenciatura). Mestre em Desenvolvimento Humano e Tecnologias e doutorando em Ciências da Motricidade por essa mesma instituição. Professor de Educação Física e pesquisador membro dos seguintes grupos: Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Física: Formação Profissional e Campo de Trabalho (NEPEF: FPCT) e Docência, Formação de Professores e Práticas de Ensino (DOFPPEN).

Larissa Cerignoni Benites, Universidade Estadual de Santa Catarina - UDESC.

Licenciada em Educação Física pela Universidade Estadual Paulista, Unesp Rio Claro, mestre e doutora em Ciências da Motricidade por essa mesma instituição. Professora na Universidade Estadual de Santa Catarina (UDESC) e membro do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Física: Formação Profissional e Campo de Trabalho (NEPEF: FPCT).

Samuel de Souza Neto, UNESP Rio Claro

Graduado em Educação Física e Pedagogia pelo Pontifício Instituto das Missões (PIME) e em Letras pela UNESP Assis. Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e doutor em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), Professor livre docente do Departamento de Educação da Unesp Rio Claro e coordenador dos grupos Núcleo de Estudos e Pesquisas em Educação Física: Formação Profissional e Campo de Trabalho (NEPEF: FPCT) e Docência, Formação de Professores e Práticas de Ensino (DOFPPEN).

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Publicado

2017-03-29

Como Citar

RUFINO, L. G. B.; BENITES, L. C.; SOUZA NETO, S. de. ANÁLISE DAS PRÁTICAS E O PROCESSO DE FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA: IMPLICAÇÕES PARA A FUNDAMENTAÇÃO DA EPISTEMOLOGIA DA PRÁTICA PROFISSIONAL. Movimento, [S. l.], v. 23, n. 1, p. 393–406, 2017. DOI: 10.22456/1982-8918.62108. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/62108. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Ensaios

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