ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO ENVOLVENDO ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Autores

  • Lizete Wasem Walter Universidade Estadual de Campinas
  • Gabriela Simone Harnisch Universidade Estadual do Oeste do Paraná
  • Douglas Roberto Borella Universidade Estadual do Oeste do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.97282

Palavras-chave:

Aluno com deficiência visual. Aprendizado. Escola. Atendimento Educacional Especializado.

Resumo

O estudo teve como objetivo verificar o efeito da prática do Atendimento Educacional Especializado (AEE) visando à aprendizagem dos conteúdos da disciplina de Educação Física em alunos com deficiência visual. Caracteriza-se como pesquisa-ação. Participaram do estudo três alunos com deficiência visual, dois professores de Educação Física e dois pesquisadores. Os instrumentos foram protocolos de pré e pós-testes e entrevistas pessoais. Os dados foram analisados de forma qualitativa. Os resultados evidenciaram progressão do aprendizado da referida disciplina realizada no AEE. Constatou-se, ainda, que os alunos não participam de todas as aulas de Educação Física, e que a função do AEE ainda é desconhecida pelos professores investigados. Dessa forma, conclui-se que na prática ainda são excluídos os conhecimentos desta disciplina aos alunos com deficiência visual por meio do AEE mesmo quando se notam seus benefícios.

 

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Biografia do Autor

Lizete Wasem Walter, Universidade Estadual de Campinas

Mestranda em Atividade Física Adaptada.

Gabriela Simone Harnisch, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutora em Atividade Física Adaptada.

Douglas Roberto Borella, Universidade Estadual do Oeste do Paraná

Doutor em Educação Especial.

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Publicado

2020-03-25

Como Citar

WALTER, L. W.; HARNISCH, G. S.; BORELLA, D. R. ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO ENVOLVENDO ALUNOS COM DEFICIÊNCIA VISUAL NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. Movimento, [S. l.], v. 26, p. e26020, 2020. DOI: 10.22456/1982-8918.97282. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/97282. Acesso em: 29 jun. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais