INCLUSÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA NO MUNICÍPIO DE RIO GRANDE: REFLEXÕES SOBRE AS PERCEPÇÕES DOS EDUCANDOS COM DEFICIÊNCIA

Autores

  • Alice Sonaglio de Vasconcellos Universidade Federal do Rio Grande
  • Leila Cristiane Finoquetto Universidade Federal do Rio Grande
  • Débora Duarte Freitas Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Roseli Belmonte Machado Universidade Federal do Rio Grande

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.57126

Palavras-chave:

Inclusão educacional. Pessoas com deficiência. Educação Física. Pesquisa qualitativa.

Resumo

Este artigo tem por objetivo identificar e refletir sobre as percepções dos educandos com deficiência a respeito do seu processo de inclusão nas aulas de Educação Física na rede municipal da cidade do Rio Grande/RS. Participaram do estudo três alunos dos anos finais, que têm o acompanhamento de um monitor. Realizamos três observações, registradas em diário de campo e uma entrevista semiestruturada para cada um dos entrevistados. Para análise de dados foram criadas três categorias: mecanismos de in/exclusão, processos de vigilância e a normalização do anormal. Como ferramentas teórico-metodológicas utilizamos os Estudos Foucaultianos, principalmente os conceitos que versam sobre norma, normação e normalização. Como apontamentos desta pesquisa podemos refletir sobre o modo como os processos de inclusão se instalam como um imperativo, provocando professores e monitores a trabalharem como normatizadores e normalizadores de alunos com deficiência, os quais percebem o processo como positivo.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Alice Sonaglio de Vasconcellos, Universidade Federal do Rio Grande

Possui graduação em Educação Física Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande (FURG). Tem interesse nos temas relacionados a Inclusão Escolar.

Leila Cristiane Finoquetto, Universidade Federal do Rio Grande

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria (2002), Especialista em Ciência do Movimento Humano pela Universidade Federal de Santa Maria (2005), Mestre em Educação pela Universidade Federal de Santa Maria (2007), Doutorado em Educação pela Universidade Federal de Pelotas (2012). Professora Adjunta na Universidade Federal do Rio Grande (FURG) desde 2008, atuando principalmente nos seguintes temas: Danças; Educação Física Escolar; Currículo e Práticas Pedagógicas.

Débora Duarte Freitas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Possui graduação em Educação Física Licenciatura Plena pela Universidade Federal de Pelotas (2008). Mestre pelo Programa de pós-graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Pelotas em 2012. Aluna da pós-graduação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - Faculdade de Educação.

Roseli Belmonte Machado, Universidade Federal do Rio Grande

Atualmente é doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS. Mestre em Educação com ênfase nos Estudos Culturais pela Universidade Luterana do Brasil, ULBRA/Canoas (2010). Pós-graduada pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul na Escola de Educação Física em Biomecânica ESEF/UFRGS (2007). Graduada em Educação Física - Licenciatura Plena - pela Universidade Luterana do Brasil ULBRA/Canoas (2006). Tem experiência na área de Educação Física, trabalhando com Educação Física Escolar, Educação Inclusiva, Formação de professores e atividades específicas para pessoas com deficiência visual . Desenvolve pesquisas nessas áreas. É professora Assistente vinculada ao Instituto de Educação, atuante no Curso de Educação Física da Universidade Federal de Rio Grande (FURG).

Downloads

Publicado

2016-08-15

Como Citar

VASCONCELLOS, A. S. de; FINOQUETTO, L. C.; FREITAS, D. D.; MACHADO, R. B. INCLUSÃO E EDUCAÇÃO FÍSICA NO MUNICÍPIO DE RIO GRANDE: REFLEXÕES SOBRE AS PERCEPÇÕES DOS EDUCANDOS COM DEFICIÊNCIA. Movimento, [S. l.], v. 22, n. 3, p. 835–848, 2016. DOI: 10.22456/1982-8918.57126. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/57126. Acesso em: 25 jun. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais