A PRESENÇA DA EDUCAÇÃO FÍSICA NA ESCOLA DE APERFEIÇOAMENTO: ESTRATÉGIA PARA FORMAR O ESPECIALISTA (BELO HORIZONTE, 1927-1945)
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.60635Palavras-chave:
História. Docentes. Educação Física. EspecializaçãoResumo
Este artigo trata da disciplina Educação Física na Escola de Aperfeiçoamento de Belo Horizonte. Como marco inicial estabeleceu-se o ano de 1927, momento em que foi realizada a Reforma do Ensino de Minas Gerais, que previa a instalação da instituição, e como marco final o ano de 1945, seu último ano de funcionamento. Como hipótese se apresenta a compreensão de que a Escola de Aperfeiçoamento cultivou a necessidade de especialização no campo educacional. No caso da Educação Física, consideramos que a experiência ali cultivada sonhou a formação de professores especialistas nessa matéria. Para entender a proposta de ensino dessa disciplina, foi fundamental perseguir as ações dos professores Renato Eloy de Andrade e Guiomar Meirelles Becker, além dos registros das ex-alunas Diumira Campos de Paiva e Alzira Farnezzi. As fontes mobilizadas constituíram-se, prioritariamente, de documentos oficiais do estado: legislação educacional, o jornal Minas Geraes e a Revista do Ensino.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
