EXERCÍCIOS FÍSICOS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: UM ESTRANHO NO NICHO DA CULTURA CORPORAL DE MOVIMENTO

Autores

  • Giliane Dessbesell Prefeitura Municipal de Porto Alegre
  • Alex Branco Fraga UFGRS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.92736

Palavras-chave:

Educação Física. Exercício Físico. Currículo.

Resumo

O artigo trata das controvérsias em torno da autonomia concedida ao tema exercício físico na primeira versão da BNCC e seu reposicionamento como subtema das ginásticas na segunda e terceira versões. Ele está teórica e metodologicamente sustentado na análise de discurso foucaultiana (AD) e usa como materialidade empírica as três versões da BNCC, as contribuições da consulta pública promovida pelo MEC entre setembro de 2015 e março de 2016 e os pareceres dos leitores críticos. Parte-se do pressuposto de que tal debate remonta disputas de longa data entre as vertentes culturalista e físico-sanitária da Educação Física brasileira sobre as finalidades dessa disciplina na escola. Conclui-se que os programas de exercícios físicos são manifestações da cultura corporal de movimento, que devem estar alinhados ao rol de temas da Educação Física pelos mesmos critérios já aplicados aos demais conteúdos escolares em documentos desta natureza.

 

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Biografia do Autor

Giliane Dessbesell, Prefeitura Municipal de Porto Alegre

Doutora em Ciência do Movimento Humano pelo PPG da ESEFID/UFRGS.

Docente na Rede Municipal de Ensino de Porto Alegre.

Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Polícas de Formação em Educação Física e Saúde - POLIFES.

 

Alex Branco Fraga, UFGRS - Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Professor Associado Escola de Educação Física, Fisioterapia e Dança | UFRGS | Brasil
Assitant Professor (status-only) Faculty of Kinesiology & Physical Education | UofT |Canada

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Publicado

2020-02-11

Como Citar

DESSBESELL, G.; FRAGA, A. B. EXERCÍCIOS FÍSICOS NA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR: UM ESTRANHO NO NICHO DA CULTURA CORPORAL DE MOVIMENTO. Movimento, [S. l.], v. 26, p. e26007, 2020. DOI: 10.22456/1982-8918.92736. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/92736. Acesso em: 29 set. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais