O CURRÍCULO DE FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: ANÁLISE DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS

Autores

  • Moisés Sipriano Resende Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, Goiás.
  • Ari Lazzarotti Filho Universidade Federal de Goiás (UFG)

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.90369

Palavras-chave:

Currículo. Formação profissional. Educação Física. Pesquisa.

Resumo

A pesquisa teve como objetivo investigar como as produções científicas veiculadas por periódicos no período de 2000 a 2017 têm analisado o currículo de formação em Educação Física. Foi realizada uma pesquisa do tipo bibliográfica em dez periódicos classificados no Qualis Capes de A1 a B3 em Educação Física e analisados o título, o resumo e as palavras-chave de 230 artigos. Para a análise dos dados foi empregada a análise de conteúdo. O nível de desenvolvimento curricular mais analisado foi o currículo realizado, caracterizado por conhecimentos aprendidos pelos estudantes. Nenhuma pesquisa analisou o currículo avaliado. O tema mais investigado foi “Disciplinas dos cursos”, e a maioria das pesquisas não utiliza referências para conceituar currículo. Sugere-se maior articulação entre os níveis do currículo com ênfase no currículo avaliado.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Moisés Sipriano Resende, Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia, Goiás.

Licenciado em Educação Física pela Universidade Federal de Goiás (UFG). Especialista em Direitos Humanos e em Letramento Informacional pela UFG. Mestre em Educação Física pela Universidade de Brasília (UnB). Membro do grupo de estudos e pesquisas: Formação em Educação Física que é vinculado ao Grupo de Estudo e Pesquisa em Esporte, Lazer e Comunicação (GEPELC) da Faculdade de Educação Física e Dança - UFG. Professor da Rede Municipal de Educação de Goiânia, Goiás.

Ari Lazzarotti Filho, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Doutor em Educação Física pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Atualmente, é professor da Faculdade de Educação Física e Dança da Universidade Federal de Goiás (UFG), Professor permanente do Programa de Pós-Graduação em Educação Física UFG e do Mestrado Profissional em Educação Física em rede. Além disso, é Professor colaborador no Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Universidade de Brasília (UnB). É Diretor da Faculdade de Educação Física e Dança da UFG e Professor pesquisador do Grupo de Estudo e Pesquisa em Esporte, Lazer e comunicação-GEPELC.

Downloads

Publicado

2019-10-31

Como Citar

RESENDE, M. S.; LAZZAROTTI FILHO, A. O CURRÍCULO DE FORMAÇÃO EM EDUCAÇÃO FÍSICA: ANÁLISE DAS PRODUÇÕES CIENTÍFICAS. Movimento, [S. l.], v. 25, p. e25060, 2019. DOI: 10.22456/1982-8918.90369. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/90369. Acesso em: 28 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais

Artigos Semelhantes

1 2 3 > >> 

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.