AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ANALISANDO AS EXPERIÊNCIAS DAS CRIANÇAS EM TRÊS ANOS DE ESCOLARIZAÇÃO

Autores

  • Wagner dos Santos Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)
  • Aline de Oliveira Vieira Prefeitura Municipal de Serra/Espírito Santo. Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)
  • Bruna Jéssica Mathias Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)
  • Marciel Barcelos Prefeitura Municipal de Vila Velha/ Espírito Santo. Universidade Federal do Espírito Santo
  • Juliana Martins Cassani Universidade Federal do Espírito Santo

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.76974

Palavras-chave:

Avaliação. Escolaridade. Desenho. Educação Física.

Resumo

O objetivo deste artigo é analisar o que as crianças produzem diante do ato de avaliar na Educação Física, em três anos da escolarização. Utiliza a pesquisa narrativa com sete crianças do 6º ano do ensino fundamental de uma escola da Prefeitura Municipal de Serra, no Espírito Santo. Tem como fontes os diários de Educação Física produzidos pelas crianças, que contêm registros escritos e imagéticos, assim como as suas narrativas individuais orais. O processo de análise evidencia a potencialidade no uso dos diários como prática avaliativa longitudinal, pois as crianças sinalizam a maneira processual com que atribuem complexidade aos seus aprendizados, expressando as relações estabelecidas com os saberes da Educação Física, em três anos da escolarização.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Wagner dos Santos, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Espírito Santo. Professor Adjunto do Departamento de Ginástica da Ufes. Professor do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Ufes (Mestrado e Doutorado). Líder do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (PROTEORIA/Ufes).

Aline de Oliveira Vieira, Prefeitura Municipal de Serra/Espírito Santo. Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Professora da Rede Municipal de Ensino de Serra/Espírito Santo. Aluna do Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Ufes. Membro do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (PROTEORIA/Ufes).

Bruna Jéssica Mathias, Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes)

Professora Licenciada em Educação Física pela Ufes. Membro do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (PROTEORIA/Ufes).

Marciel Barcelos, Prefeitura Municipal de Vila Velha/ Espírito Santo. Universidade Federal do Espírito Santo

Professor da Rede Municipal de Ensino de Vila Velha/Espírito Santo. Aluno do Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Ufes. Membro do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (PROTEORIA/Ufes).

Juliana Martins Cassani, Universidade Federal do Espírito Santo

Aluna do Curso de Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação Física da Ufes. Membro do Instituto de Pesquisa em Educação e Educação Física (PROTEORIA/Ufes).

Downloads

Publicado

2019-08-13

Como Citar

SANTOS, W. dos; VIEIRA, A. de O.; MATHIAS, B. J.; BARCELOS, M.; CASSANI, J. M. AVALIAÇÃO NA EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR: ANALISANDO AS EXPERIÊNCIAS DAS CRIANÇAS EM TRÊS ANOS DE ESCOLARIZAÇÃO. Movimento, [S. l.], v. 25, p. e25047, 2019. DOI: 10.22456/1982-8918.76974. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/76974. Acesso em: 19 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos Originais