O CORPO COMO TEMA DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA EM CINCO PERIÓDICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA BRASILEIRA

Autores

  • Ivan Gomes
  • Felipe Quintão Almeida UFES
  • Arielle Marinotte
  • Amanda Sampaio
  • Sérgio Rossini

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.73701

Palavras-chave:

Corpo humano. Educação Física. Publicações periódicas. Bibliometria.

Resumo

Este artigo está inserido no contexto de uma pesquisa cujo objetivo foi oferecer um “estado da arte” da produção do conhecimento sobre o corpo veiculada em cinco periódicos da Educação Física brasileira (Revista Brasileira de Ciência e Movimento, Motus Corporis, Pensar a Prática, Motrivivência e Revista da Educação Física). Em termos metodológicos, realiza uma análise bibliométrica dos artigos sobre o corpo circunscritos à área sociocultural e pedagógica, ocasião para disponibilizar quadros percentuais diversos que possibilitaram retratar a distribuição decenal, por revista, dos artigos sobre a temática, a tipologia dos artigos, a identificação da autoria, a titulação, a filiação institucional e regional. As análises se concentraram em uma interpretação do conjunto de dados a partir do diálogo com outros estudos de semelhante propósito.

 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2018-06-24

Como Citar

GOMES, I.; ALMEIDA, F. Q.; MARINOTTE, A.; SAMPAIO, A.; ROSSINI, S. O CORPO COMO TEMA DA PRODUÇÃO DO CONHECIMENTO: UMA ANÁLISE BIBLIOMÉTRICA EM CINCO PERIÓDICOS DA EDUCAÇÃO FÍSICA BRASILEIRA. Movimento, [S. l.], v. 24, n. 2, p. 427–440, 2018. DOI: 10.22456/1982-8918.73701. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/73701. Acesso em: 7 out. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais