POSSIBILIDADES DE ATUAÇÃO DO PROFESSOR DE EDUCAÇÃO FÍSICA NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM DEFICIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.22456/1982-8918.64231Palavras-chave:
Inclusão educacional. Ensino. Educação Física. Deficiência física. Deficiência visual.Resumo
Objetiva-se, neste estudo, analisar os modos de agir do professor de Educação Física na inclusão de alunos com deficiência na escola regular. A pesquisa está ancorada nos pressupostos teórico-metodológicos da perspectiva histórico-cultural. A parte empírica foi realizada em duas escolas regulares da rede pública. As observações focalizaram duas professoras de Educação Física, durante as relações intersubjetivas com alunos com deficiência e seus pares. Para a construção dos dados recorreu-se a videogravação, para registrar as tramas vividas pelas professoras e alunos durante as aulas. A partir da análise microgenética, foi possível apontar indícios de que a função docente é preponderante na organização das possibilidades de participação, aprendizagem e desenvolvimento dos alunos com deficiência, desde que sejam oportunizadas estratégias que considerem as singularidades desses alunos.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
A revista Movimento adota a licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional (CC BY 4.0) para os trabalhos aprovados e publicados. Isso significa que os/as autores/as:
- mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação; e
- têm o direito de compartilhar (copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato) e adaptar (remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial).
