APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DE TRABALHOS ACERCA DA DISTRIBUIÇÃO DOS ALUNOS POR SEXO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR

Autores

  • Mauro Louzada de Jesus Rede Municipal de Ensino-Teresópolis-RJ
  • Fabiano Pries Devide Unisuam
  • Sebastião Votre UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.22456/1982-8918.5754

Palavras-chave:

Educação física. Ensino. Identidade de gênero. Literatura de revisão.

Resumo

O objetivo deste ensaio é apresentar e analisar trabalhos contemporâneos que se relacionam com a distribuição dos alunos por sexo nas aulas de Educação Física e se caracteriza como pesquisa qualitativa de caráter descritivo. Como referencial teórico-metodológico, utilizou-se a Análise do Conteúdo. Foram utilizados dez trabalhos acadêmicos no período de 1990 até 2004. A análise indica que os autores são a favor das turmas mistas, com exceção de um. Defende-se neste estudo a não polarização das turmas, com vistas a um melhor aproveitamento dos potenciais do trabalho com turmas mistas e separadas por sexo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mauro Louzada de Jesus, Rede Municipal de Ensino-Teresópolis-RJ

Mestre em Educação Física. Prof da Unisuam-RJ, da Rede Estadual Ensino do Rio de Janeiro e da Rede Municipal de Ensino-Teresópolis-RJ, Brasil. E-mail: mauro.tere@uol.com.br

Fabiano Pries Devide, Unisuam

Doutor em Educação Física e Cultura. Profº de Pós-graduação em Ciências da Atividade Física (PGCAF/Universo) e Profo. da Unisuam-RJ, Brasil. E-mail: fabianopriesdevide@mailbr.com.br

Sebastião Votre, UFRJ

Doutor e livre-docente em lingüística. Profº titular da UFRJ (aposentado). Profº titular da UGFRJ e associado na UFF, Brasil. E-mail: sebastianovotre@yahoo.com

Publicado

2008-09-04

Como Citar

JESUS, M. L. de; DEVIDE, F. P.; VOTRE, S. APRESENTAÇÃO E ANÁLISE DE TRABALHOS ACERCA DA DISTRIBUIÇÃO DOS ALUNOS POR SEXO NAS AULAS DE EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR. Movimento, [S. l.], v. 14, n. 2, p. 83–98, 2008. DOI: 10.22456/1982-8918.5754. Disponível em: https://seer.ufrgs.br/index.php/Movimento/article/view/5754. Acesso em: 30 nov. 2022.

Edição

Seção

Artigos Originais